ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Deputado pede recursos ao governo para implantação de porto seco

No último sábado, o ministro Carlos Marun anunciou reforma do CCZ de Ponta Porã

Danielle Valentim | 07/03/2018 09:42
Reforma do CCZ de Ponta Porã foi solicitada pelo deputado Márcio Fernandes em julho de 2017.(Foto: Divulgação)
Reforma do CCZ de Ponta Porã foi solicitada pelo deputado Márcio Fernandes em julho de 2017.(Foto: Divulgação)

O deputado Estadual Marcio Fernandes (MDB) solicitou recursos ao Governo do Estado para a implantação de complexo aduaneiro Brasil/Paraguai, conhecido como Porto Seco, em Ponta Porã, a 346 km de Campo Grande. Além do pedido, o parlamentar, que também é médico veterinário, conseguiu investimentos para a reforma do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) do município.

A indicação para criação do porto foi protocolada ontem, terça-feira (6), na Assembleia Legislativa. O deputado considera a criação do complexo uma forma de desenvolvimento regional, criação de empregos e geração de renda por meio do corredor logístico.

O formato proposto pelo Deputado Marcio Fernandes, além da importação e exportação de produtos, deve ser capaz de receber mercadorias em seu processo inicial e proceder com a montagem, etiquetagem e separação, assim como o processo de armazenagem e distribuição.

“Com o Porto Seco, devemos promover a competitividade da economia local, com o fortalecimento das empresas brasileiras, barateando o escoamento, e até permitindo ao município de Ponta Porã que seja competitivo com as lojas paraguaias”, afirmou Marcio Fernandes.

Economia - Além de agilizar o desembaraço aduaneiro e oferecer serviços operacionais que portos marítimos não oferecem, o porto seco pode reduzir os custos totais em até 30% em relação aos portos e até 90% em relação aos aeroportos.

Reforma do CCZ - A reforma do Centro foi anunciada no último sábado (3) durante visita do ministro Carlos Marun, em Ponta Porã. O pedido havia sido feito em julho de 2017. Como médico veterinário, o Deputado Marcio Fernandes é o parlamentar que mais atua pelos animais em Mato Grosso do Sul.

Ações como castração e controle de zoonoses representam uma importante etapa na saúde pública, pois evitam a transmissão de doenças para humanos, acidentes e ataques, resultando em uma significativa economia com contratação de médicos e compra de medicamentos, diminuição da lotação nos postos de saúde e hospitais.

Nos siga no Google Notícias