ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Desfile cívico e competições marcam os 66 anos do município

Priscilla Peres | 28/09/2014 09:39
Cidade completa 66 anos neste domingo. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Cidade completa 66 anos neste domingo. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

O município de Amambai - distante 360 km de Campo Grande, completa 66 anos de emancipação político-administrativa hoje. A programação organizada pela prefeitura municipal incluis desfile, provas esportivas e shows musicais.

O desfile cívico-militar começou às 8h e será realizado durante toda a manhã na rua Dom Pedro II, em frente ao ginásio de esportes Flávio Derzi. Paralelamente, acontece a 3° edição de Flores - Associação Cultural Amambaiense, no Salão Paroquial, das 8h às 18h.

Ao meio dia a população se reúne no almoço do Costelão da Unifican e a partir das 14h, acontece o 1° Encontro de Para Motor de Amambai, no Clube do Laço municipal. A noite, a partir das 19h, acontece a semifinal do LCP e a final do estilo gospel e livre e show com a banda Fruto Proibido.

História - A história de Amambai se confunde com a da erva mate sul-mato-grossense. Os nomes dos rios e córregos do sul de Mato Grosso, onde se encontra atualmente Amambai, são nomes de língua guarani, o que comprova a ocupação da região por índios guaranis desde a era pré-colombiana, intensificando-se com o fim da Guerra da Tríplice Aliança.

Recebeu, inicialmente, a denominação de Paz Nhú Vera e logo depois Patrimônio da União, sendo que os moradores do lugar formaram uma comissão para pedir ao Estado a legalização do Patrimônio União, que foi posteriormente batizada de Vila União. Mais tarde os serviços geográficos opinaram que fosse trocado o nome do lugar.

O povoado foi elevado a distrito de Ponta Porã pela lei número 658, de 15 de junho de 1914. Em 28 de setembro de 1948, através do decreto Lei número 131, foi criado o município de Amambai, sendo instalado a 1 de janeiro de 1949. (Com informações do Wikipédia)

Nos siga no Google Notícias