ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Dourados apresenta maior taxa de suicídios do Centro-Oeste

Uma das razões que elevam o número de casos, é a ocorrência de suicídios entre a população indígena

Lucia Morel | 17/09/2021 17:38
Imagem aérea de Dourados. (Foto: Prefeitura de Dourados)
Imagem aérea de Dourados. (Foto: Prefeitura de Dourados)

Entre 280 cidades consideradas de grande porte – com mais de 100 mil habitantes – em todo Brasil, Dourados, a 233 Km de Campo Grande, é a 272ª colocada no ranking com maior frequência de suicídios e a 1ª quando se leva em conta os 20 municípios analisados no Centro-Oeste pelo IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), desenvolvido pelo Instituto de Longevidade MAG.

Para chegar ao resultado, o instituto analisou o total de óbitos causados por suicídio em relação ao total da população e a nota atribuída a Dourados foi baixa – 32,72 –, enquanto Campo Grande ficou em 191º lugar e nota 67,98 (quanto mais próximo de 100,00, melhor o desempenho).

Uma das razões que elevam o número de casos do tipo na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, é a ocorrência de suicídios entre a população indígena. Num caso de setembro do ano passado, por exemplo, adolescente de 17 anos se matou. No município, há cerca de 18 mil habitantes indígenas, o que corresponde a quase 8% de toda população, que é de 220.965 habitantes.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O dado surge em meio à campanha nacional do Setembro Amarelo, que pretende alertar sobre e até mesmo reduzir a ocorrência de suicídios. Conforme o Instituto MAG, os dados servem de apoio para “orientar a sociedade, de forma objetiva, sobre a realidade de seus municípios”, diz o diretor-Executivo da entidade, Henrique Noya.

Para ele, os números ajudam ainda a “que os gestores possam pensar em políticas que ajudem a aprimorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. O ideal é pensar quais estratégias e ações estão sendo feitas nas cidades para conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e a promoção de práticas que ajudem os apoiem em relação à saúde mental”.

Dados gerais – Na colocação geral do IDL, Dourados está em 176º lugar e Campo Grande em 86º. A melhor cidade para se viver no País, é São Caetano do Sul (SP), que ficou em 1º lugar na média de entre os 50 indicadores analisados em sete variáveis: Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Cultura e Engajamento; Educação e Trabalho; e Indicadores Gerais.

Nos siga no Google Notícias