ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Dourados tem recorde de mortes e de casos de covid um dia antes de lockdown

Quinze morreram na cidade nas últimas 24 horas; 10 eram douradenses e 5 de outras cidades

Helio de Freitas, de Dourados | 29/05/2021 11:59
Avenida Joaquim Teixeira Alves, centro de Dourados (Foto: Adilson Domingos)
Avenida Joaquim Teixeira Alves, centro de Dourados (Foto: Adilson Domingos)

Um dia antes de começar o lockdown inédito em Mato Grosso do Sul devido à pandemia do coronavírus, Dourados (a 233 km de Campo Grande) teve recorde de mortes e de casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas.

Pela primeira vez em quase 15 meses de pandemia, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul superou a marca de 300 casos positivos de um dia para o outro. Foram 306. Até agora, o dia com maior número de casos tinha sido em 5 de janeiro deste ano, quando 299 testes deram resultado positivo.

São 31.618 douradenses já infectados pelo coronavírus, dos quais 28.866 estão recuperados, 2.120 em isolamento domiciliar e 133 internados.

Nas últimas 24 horas também houve recorde de mortes. Segundo boletim divulgado pela prefeitura, dez moradores locais e cinco moradores de cidades da região que estavam internados em Dourados morreram. O maior número tinha sido em 25 de dezembro de 2020, com 13 mortes (6 de Dourados e 7 da região).

Com mais esses óbitos, 499 douradenses já perderam a vida para a covid-19. Outros 289 moradores de cidades da região também morreram em Dourados. A soma é de 788 vidas perdidas.

Fecha tudo – De amanhã (30) até o dia 12 de junho, só supermercados, açougues, padarias, farmácias, hospitais, feiras livres e postos de gasolina vão funcionar em Dourados. Segundo a prefeitura, os estabelecimentos liberados poderão abrir com apenas 50% da capacidade. Apenas uma pessoa por família poderá entrar.

Supermercados, açougues e padarias poderão funcionar de segunda a sábado até às 18h. No domingo é até 14h. Postos de gasolina (conveniências fechadas) e farmácias podem funcionar 24 horas por dia, enquanto distribuidoras de água e gás podem funcionar de segunda a sábado até 18h.

Transporte de passageiros e ônibus poderão funcionar para atender pessoas que precisarem dos serviços, com 50% de capacidade de passageiros sentados. Serviços de entrega de comida pronta ficam permitidos até 21h, todos os dias, mas os estabelecimentos terão de manter as portas fechadas.

O decreto assinado pelo prefeito Alan Guedes (PP) também determinou lei seca durante os 14 dias. Fica proibida a venda de bebida alcoólica nos supermercados e as conveniências não poderão funcionar.

Só vacinados - Outra regra é a limitação da entrada de pessoas na cidade. De amanhã até o dia 12 de junho, apenas quem for morador ou provar que está vacinado poderá entrar em Dourados.

Além desses, só pode entrar quem apresentar teste negativo de covid-19 de no máximo 48 horas. Equipes da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) ficarão na rodoviária e nas entradas da cidade para a fiscalização.

Apenas profissionais de saúde, de imprensa, de segurança e agentes públicos em trabalho poderão circular. Demais pessoas só poderão sair às ruas para ir aos estabelecimentos que poderão funcionar. Na prática, o toque de recolher que até hoje foi das 20h às 5h passa a valer durante o dia inteiro.

Nos siga no Google Notícias