ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Eleição de sindicato dos servidores da educação tem chapas impugnadas

Helio de Freitas, de Dourados | 10/10/2014 11:52
A atual vice-presidente Gleice Jane Barbosa é única candidata com chapa homologada até agora (Foto: Dourados News)
A atual vice-presidente Gleice Jane Barbosa é única candidata com chapa homologada até agora (Foto: Dourados News)

Com 1.780 filiados, o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, realiza eleição no dia 3 de novembro para escolher a nova diretoria. Reduto político de atuais e ex-parlamentares de Mato Grosso do Sul, o sindicato entrou em ebulição nesta semana com a impugnação de duas das três chapas inscritas para a disputa.

Conforme ata da comissão eleitoral responsável em conduzir a eleição no Simted, divulgada hoje no site do sindicato, apenas a chapa “Compromisso e Luta” foi homologada. A chapa é encabeçada pela atual vice-presidente, professora Gleice Jane Barbosa, que tenta se eleger para o cargo ocupado há dois anos por João Vanderley Azevedo. Neste ano, Gleice Jane liderou a greve de professores da Rede Municipal de Ensino, que durou duas semanas.

Membros da diretoria do sindicato não foram encontrados nesta manhã para falar sobre as eleições. No Simted, a informação é de que a diretoria estava em reunião.

Foram impugnadas a chapa “Sindicato Único e Forte”, que tem como candidato a presidente do Simted o professor Pablo André Crespan, e a chapa “Democracia, Ética e Luta”, encabeçada pelo professor Rafael Spessoto. Conforme a ata da comissão organizadora, as duas chapas foram impugnadas por apresentarem irregularidades, “ferindo o estatuto do sindicato”. As duas chapas têm até segunda-feira, dia 13, para contestarem a impugnação.

De acordo com ata da comissão eleitoral, a chapa de Pablo Crespan foi impugnada porque o candidato a presidente ocupa cargo de confiança na Prefeitura de Dourados, situação que o impede de presidir o sindicato. Já a chapa do professor Rafael Spessoto foi impugnada, mesmo sem pedido formal de impugnação por parte dos adversários, por falta de documentos, por falta de pagamento de contribuição sindical de um dos integrantes e também porque um dos membros da chapa tem função de confiança na prefeitura.

O Simted representa os profissionais da educação básica do município de Dourados. A base de representação é de servidores lotados nas redes municipal e estadual de ensino. O sindicato é filiado à Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação), à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e à CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Nos siga no Google Notícias