ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Em época de chuva, cidade decreta emergência devido a estiagem

Priscilla Peres | 03/03/2017 13:33

Em pleno Verão, estação mais chuvosa do país, uma cidade de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência devido a estiagem. Japorã está localizado na fronteira com o Paraguai e distante 487 km de Campo Grande.

O decreto foi publicado ontem pelo prefeito Vanderley Bispo de Oliveira, que levou em consideração os níveis muito baixos de chuva na área rural do município, em janeiro deste ano. Tais condições climáticas podem causar, segundo o decreto, graves prejuízos econômicos à cidade em época de plantio da safrinha.

Japorã não tem base meteorológica, mas segundo informações da Agraer nas vizinhas Itaquiraí, choveu 156 milímetros em janeiro e em Mundo Novo foram 56 milímetros, bem abaixo do esperado para a época.

Com o decreto de emergência, todos os órgãos municipais estão autorizados a se mobilizar para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, em ações de resposta ao desastre. Também fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

Também fica dispensada licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre.

Nos siga no Google Notícias