Em MS, 38 presos de 2 cidades entram na campanha de vacinação contra covid
Presos de Cassilândia e Amambai são os primeiros em MS, deste grupo, a serem inseridos na vacinação
Detentos de Amambai e Cassilândia são os primeiros presos de Mato Grosso do Sul a serem imunizados contra covid-19 no estado. Ao todo, 38 internos receberam a 1ª dose da vacina, sendo 25 indígenas e 13 idosos, pertencentes aos grupos prioritários.
O calendário foi estipulado pelas secretarias municipais de Saúde, incluindo os presos neste mês.
Em Amambai, a 355 quilômetros de Campo Grande, foram vacinados 25 indígenas e 3 idosos no estabelecimento penal. A unidade registrou, até agora, apenas um caso de infecção.
No Estabelecimento Penal de Cassilândia, município distante a 418 quilômetros de Campo Grande, 10 presos com idade acima de 60 anos receberam a 1ª dose da vacina contra a covid-19. Do grupo, 9 apresentam comorbidades, como pressão alta e diabetes.
Conforme a chefe da Divisão de Assistência à Saúde Prisional, Maria de Lourdes Delgado Alves, a iniciativa segue o Plano Nacional de Vacinação. “A imunização destes grupos já é considerada prioritária e deve ser estendida a todas as unidades penais do estado, assim como, os presos em medidas de segurança, doentes mentais e com comorbidades. A previsão é que os presos sejam vacinados juntamente com o público-alvo da população de cada município”, informou.
De acordo com dados da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), desde o início da pandemia, as unidades prisionais de MS registraram 4.929 casos de covid-19, entre funcionários e presos.
Deste total, 4.415 presos e outros 30 monitorados com tornozeleira eletrônica. Em MS, 7 presos 2 servidores penitenciários morreram em consequência da doença.