ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Em protesto, indígenas ampliam bloqueio para trechos da BR-463 e MS-384

Parte da BR-163, em Naviraí, também foi interditada na manhã desta quinta-feira (2)

Aletheya Alves e Helio de Freitas, de Dourados | 02/09/2021 13:29
Trecho da MS-384, em Antônio João, está bloquado por indígenas da aldeia Campestre. (Foto: Direto das Ruas)
Trecho da MS-384, em Antônio João, está bloquado por indígenas da aldeia Campestre. (Foto: Direto das Ruas)

Ampliando os bloqueios em rodovias, grupos indígenas interditaram trecho da BR-463, entre Dourados e Ponta Porã, além da MS-384 em Antônio João. Durante a manhã desta quinta-feira (2), parte da BR-163, em Naviraí, também foi bloqueada.

Em Antônio João, a passagem de veículos está sendo realizada a cada 30 minutos. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a BR-163 segue interditada na região de Naviraí (km 135), Itaquiraí (km 60) e Rio Brilhante (km 304). Em todos os locais, há equipes da PRF realizando manutenção do trânsito e negociação com os manifestantes.

As interdições estão realizadas como forma de chamar atenção para o marco temporal, que está sendo julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), em relação à demarcação de terras indígenas.

O marco temporal é um critério em que indígenas só podem pedir pela demarcação de terras que eram ocupadas pelos grupos, antes da Constituição de 1988. O resultado da votação irá definir resultados para processos de demarcação que estão abertos no país.

As manifestações estão ocorrendo há dias e, na quarta-feira, enquanto havia sessão do julgamento, trechos da BR-163 em Eldorado, Naviraí e Rio Brilhante também foram interditados. Trecho da MS-156, entre Dourados e Itaporã também foi interrompido.

Hoje, o STF deve retomar o julgamento com o voto do relator, ministro Edson Fachin, falas de entidades e da PGR (Procuradoria-Geral da República).

(*) Matéria atualizada às 13h42min para acréscimo de informações. 

Nos siga no Google Notícias