ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Aneel cria resoluções para reduzir interrupção no fornecimento de energia

Aline Queiroz | 29/12/2010 10:53

Em Costa Rica, por exemplo, índice ficou acima da média

“É só dar uma fechadinha no tempo que é certeza: vai acabar a luz”, reclama a crediarista Jeane Andrade de Oliveira, 19 anos. Ela trabalha na Frirar Móveis e Eletrodomésticos de Costa Rica, cidade distante 305 quilômetros de Campo Grande e onde a interrupção do fornecimento de energia está acima da média.

Segundo Jeane, pelo menos uma vez por semana há interrupção. Ela conta que o tempo é pouco, dura cerca de três minutos, mas atrapalha o serviço.

“Às vezes estamos com cliente e fica ruim”, completa.

Em Mato Grosso do Sul, a Agepan (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos) é a responsável por fiscalizar os índices toleráveis de interrupção de energia nos municípios Estado.

De acordo com o engenheiro da Câmara Técnica de Energia da Agepan, Paulo Franchim, os índices utilizados até este ano se baseavam na resolução 1.684/2008 que estipulava os valores toleráveis para os anos de 2009 até 2013.

Ele explica que grupos como a cidade de Campo Grande e os distritos não registraram ultrapassagem dos índices estabelecidos.

“Mas em municípios como Costa Rica, por exemplo, houve ultrapassagem de 28% da FEC (que mede a quantidade de interrupções) e no grupo de Coxim, Iguatemi, Ribas do Rio Pardo e Rio Verde também há uma multa calculada”, afirma, sobre penalidades as empresas concessionárias..

Ele destaca que outra recomendação da Aneel é que as fiscalizações sejam intensificadas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica estabeleceu novos índices de limites sobre a continuidade nas interrupções dos serviços de distribuição de energia elétrica em DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).

Os indicadores apontam o número de horas e a quantidade de vezes que um grupo de consumidores tem o serviço elétrico suspenso.

Com a nova resolução publicada pela Agência Nacional, os valores indicados valem de 2011 a 2013 e substituem a resolução anterior.

A quantidade de DEC/FEC medidas é estipulada por grupos de cidades. Em Mato Grosso do Sul duas empresas concessionárias devem respeitar os valores apontados pela Aneel: a Enersul e a Elektro que atende a alguns municípios da região leste.

Segundo Paulo, a Agepan é responsável por monitorar os índices DEC/FEC para fazer um relatório anual e um acompanhamento mensal.

Nos siga no Google Notícias