ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Em últimas orações, Elenir pedia para que Deus livrasse a família da covid-19

Sem querer procurar ajuda, Elenir passou uma semana sem nenhum tipo de atendimento e vendo a própria saúde piorar

Lucia Morel | 04/07/2020 07:55
Elenir tinha hipertensão e faleceu aos 64 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Elenir tinha hipertensão e faleceu aos 64 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em uma das últimas orações que fez em vida, Elenir Mattoso Bairros, 64 anos, pediu a Deus que livrasse a família, filhas e netos da covid-19. E foi atendida. Ao menos até agora, as duas filhas que a acompanharam antes de falecer pela doença, no domingo, 28 de junho, não estão infectadas.

Internada no sábado, 27, já bastante debilitada, Elenir passou cerca de uma semana enfrentando a doença sozinha, sem buscar ajuda. Os primeiros sintomas da covid-19 apareceram em 21 de junho, dois dias depois de ter estado em Dourados, acompanhando uma das três filhas que teve, ao médico.

Moradora de Amambai, a 350 Km de Campo Grande, Elenir morava sozinha e as filhas em Dourados. Forte, ela não era de desistir fácil e tentou resistir aos sintomas da covid-19 até o fim, “mas era teimosa, não queria ir ao hospital, tinha medo de ficar internada”, conta uma das filhas, Márcia Rosa de Bairros, 42 anos.

Ela conta que a mãe ligou pra ela no domingo, 21, queixando-se de dores nas pernas e na cabeça. Suspeitou-se de uma gripe e foi até o Hospital Regional em Amambai, onde fez um teste rápido de covid-19 que deu negativo. Raio-x também foi realizado, mas não havia qualquer alteração mais grave. Ela não informou que havia estado em Dourados.

Elenir então voltou para casa e na segunda-feira já ficou com sintomas um pouco mais fortes, apresentando alguma dificuldade em respirar e já na terça, com falta de ar. “Na terça ela me ligou e falou que estava com muita dor no corpo e com falta de ar. Falei pra ela ir ao hospital, mas ela não quis porque dizia que se fosse iam dizer que era covid, porque tudo agora é covid”, lamentou.

Elenir era muito vaidosa e até para ser levada ao hospital queria se maquiar. (Foto: Arquivo Pessoal)
Elenir era muito vaidosa e até para ser levada ao hospital queria se maquiar. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo Márcia, a mãe sempre foi o esteio da família, a mulher que cuidava de tudo e de todos. “Ela tinha muito medo de morrer sozinha em hospital e por isso falava que não queria ir”, disse, lembrando que na mesma terça-feira, 23, à tarde, “ela piorou e escondeu da família. Ela não contou que sentia muita falta de ar. Uma tia nossa que falou pra gente, porque ia visitá-la todos os dias”.

Apesar da piora no quadro, nada nem ninguém convenciam Elenir de procurar o hospital e levá-la à força parecia um desrespeito, diante da mãe e mulher imponente e forte. "Falei com ela naquela semana ainda, e ela contou que não tinha mais vontade de comer e eu me planejei pra ir pra Amambai no fim de semana”, disse Márcia.

No entanto, na sexta recebeu mensagem da mãe, via áudio, e percebeu que “mal saía a voz e dizia que estava cansada, cansada, mas que não iria pro hospital. Ela morava sozinha há anos, viúva a 12, não tinha como obrigá-la”.

Amanhece sábado, e a tia de Márcia liga, “desesperada”, informando que Elenir já estava sem voz, acamada. “Então e minha irmã que estava com o pé quebrado fomos para lá e eu não acreditei no que encontrei. Minha mãe estava verde, vegetando na cama, três dias sem banho e outros tantos sem comer”, contou.

Márcia então pegou a mãe, ajudou-a a tomar banho, “mas ela direto com falta de ar”. Mais uma vez, Elenir negou ser levada ao médico e as filhas pedindo a Deus que a mãe melhorasse. A mãe então pediu café e uma janta. Márcia cozinhou e ao sentarem na mesa para jantar, Elenir orou e pouco depois, começou a passar mal. “Ela era uma mulher de muita fé”, disse a filha.

“De repente parecia que deu uma ansiedade muito grande e íamos chamar o bombeiro, mas ela não quis. Foi questão de sentar, deu outra crise e ela vomitou sangue. Chamamos o bombeiro e eles a levaram pro hospital”.

Vaidosa, Elenir, segundo a filha, quis até “se pintar” para ser levada. “Lá eu expliquei que ela tinha estado em Dourados e na hora todo mundo pediu explicação da situação”.

No Hospital Regional de Amambai, os profissionais receberam Elenir e de imediato colheram novo teste rápido, que segundo Márcia, deu negativo para covid-19. “Mas eles fizeram aquele outro (RT-PCR), que deu positivo, mas o resultado saiu depois”.

Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, Elenir ficou em área isolada no hospital, “porque não sabiam o que ela tinha”, mas fizeram outros exames e o raio-x mostrou o pulmão dela encharcado de água. “Eles falaram que coalhou o sangue também”, conta a filha, se segurando para não chorar.

“Se eu pudesse dar a vida pra ela naquela hora, eu dava”, suspirou, lembrando do momento em que viu a mãe pela última vez. De volta à casa de Elenir, as filhas mal chegaram e o telefone tocou, pedindo para que voltassem ao hospital. “O enfermeiro disse que ela teve outra crise, convulsão e não respirou mais”.

Elenir deixa três filhas, cinco netos e uma bisneta. (Foto: Arquivo Pessoal)
Elenir deixa três filhas, cinco netos e uma bisneta. (Foto: Arquivo Pessoal)

Oração – No entanto, durante a crise, Elenir mostrou mais uma vez sua fé e conforme Márcia, o enfermeiro que a atendeu, testemunhou que ela falava com Deus durante o momento de sofrimento. “Na casa dela era orou duas vezes e uma no hospital”, relembrou a filha.

Nas palavras da mãe, o pedido era que as filhas e netos não fossem infectados pela covid-19, porque, mesmo não tendo a comprovação de que estava com a doença, sabia que podia ser. “Ela evitava tocar na gente. Cuidou da gente até o fim”, rememora.

“O que eu fiz, o que os médicos fizeram, foi o que podiam naquele momento. Eu tentei ajudar, mas não consegui, porque ela era teimosa, não queríamos contrariá-la. Ela foi mãe, amiga, avó, o esteio da casa. É triste você tentar salvar uma pessoa e não conseguir. É uma dor que não tem tamanho, o vazio q ela deixou”.

Ela foi enterrada em Dourados, ao lado do marido, falecido há 12 anos. “Não negaram, e conseguimos atender o último pedido dela”, diz Márcia. Além de três filhas, Elenir deixa cinco netos e uma bisneta.

Colaboração do jornalista Vilson Nascimento, de Amambai.

Nos siga no Google Notícias