ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Em véspera de reunião em Brasília, índios protestam em Sidrolândia

Viviane Oliveira | 06/08/2013 21:22
Cerca de 300 índios protestaram contra a demora no anúncio das soluções do governo para acabar com os conflitos. (Foto: Regis  Cotting / SidrolandiaNews)
Cerca de 300 índios protestaram contra a demora no anúncio das soluções do governo para acabar com os conflitos. (Foto: Regis Cotting / SidrolandiaNews)

Cerca de 300 índios terena da reserva Buriti protestaram durante uma passeata na tarde desta sexta-feira (6), em Sidrolândia, distante 71 quilômetros de Campo Grande. Eles querem uma resposta do Governo Federal que garanta a compra dos 15 mil hectares e um cronograma para resolver o impasse no restante do Estado.

Depois da tensão de maio, com a fazenda Buriti, em Sidrolândia, invadida por terenas e a morte do índio Oziel Gabriel, 35 anos, durante ação de reintegração de posse, junho foi marcado pela visita de ministros e o anúncio de uma trégua até ontem, quando deveria ter sido realizada reunião para apresentar uma solução para acabar com o conflito de terra na região.

As lideranças indígenas não antecipam os próximos passos da mobilização, caso o desfecho da reunião em Brasília não traga uma solução para a questão da demarcação de terra, porém não descartam ocupar novamente as áreas reivindicadas por eles. “Se não demarcarem, vamos marcar a terra por nossas próprias mãos, chega de sofrimento”, diz o cacique Ageu Reginaldo Terena. (Com informações do site Região News)

Terenas e guaranis - Reivindicada pelos terenas, a terra indígena Buriti fica localizada entre os municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. Em 2001, a Funai aprovou o relatório de identificação da área de 17 mil, sendo dois mil já demarcados.

No mesmo ano, fazendeiros recorreram à Justiça para anular a identificação antropológica. Em 2004, decisão judicial foi favorável aos produtores. Dois anos depois, com nova decisão no TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), a terra voltou a ser reconhecida como indígena.

Somente em 2010 o Ministério da Justiça declarou que a área pertencia aos terenas. Os próximos passos seriam a demarcação física da reserva e homologação da presidente da República. No entanto, no ano passado, o processo voltou a ser suspenso por decisão judicial favorável aos fazendeiros. Segundo os índios, a população chega a 6 mil pessoas, distribuídas em nove aldeias.

De acordo com o representante da CNPI (Comissão Nacional de Política Indigenista), Anastácio Peralta, das 53 áreas em litígio, 37 são relativas aos guarani-caiuá. “São 18 municípios e 60 mil índios”, afirma. Dentre elas, áreas em Antônio João e Paranhos que já foram cenários de conflitos.

Nos siga no Google Notícias