ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Em vídeo, deputado parabeniza resistência de indígenas em área invadida

Adriano Fernandes | 13/04/2018 21:25
Zeca do PT informando sobre a suspensão da ordem de despejo. (Foto: Reprodução)
Zeca do PT informando sobre a suspensão da ordem de despejo. (Foto: Reprodução)

O aviso sobre a suspensão da reintegração de posse de áreas invadidas por índios em Caarapó - a 283 km de Campo Grande-, foi dado pelo deputado federal Zeca do PT. Em vídeo, o político não só informa os indígenas sobre a revogação da decisão como também parabeniza a “luta e resistência” dos ocupantes em permanecerem nas duas áreas, invadidas desde junho de 2016.

“Quero cumprimentar todos os companheiros que ousam e ousaram resistir. O que nos vimos era uma operação enorme. Vocês não tem ideia da quantidade de caminhões do exercito que estavam vindo para cá”, diz o deputado.

Além de Zeca, os deputados Vander Loubet (PT) e João Grandão (PT) estavam no local em apoio aos índios e foram de encontro aos policiais, pouco antes das tropas chegarem ao local. Pelo menos 200 agentes federais e homens da tropa de choque da Polícia Militar foram mobilizados e seguiram de madrugada para Caarapó.

Dois helicópteros também foram acionados para dar apoio. As equipes chegaram até a entrada das fazendas ocupadas pelos índios quando decidiram recuar. “Felizmente a articulação daqueles que lá em Brasília se somaram a defesa de uma causa justa permitiu que tivesse essa decisão importante. A operação foi suspensa. Nós estamos trazendo essa noticia para vc muito contentes por sabermos que vocês continuam resistindo e nada se conquista sem resistência. Sem luta. Essa vitória é de vocês”, completa.

A reportagem, Zeca ressaltou sobre a legitimidade do movimento. “Um decreto, ainda do governo Dilma, demarcou as terras para aqueles índios que estão lá. É deles por direito, então o que não é certo são os fazendeiros irem de encontro a eles ou aquele efetivo que seria usado”, acrescentou.

Confira o vídeo:

Suspensão - Assinada pela ministra Cármem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, liminar atendia ao pedido feito pela procuradoria da Funai. No recurso, a fundação alegou risco de confronto, já que os índios se negam a deixar as áreas.

“Defiro o pleito de medida liminar para suspender, de imediato, os efeitos da decisão proferida pelo desembargador Wilson Zauhy. Comunique-se com urgência, inclusive por mensagem eletrônica”, afirma a liminar de Cármem Lúcia.

Essa é a segunda vez que o STF suspende a reintegração de posse de áreas invadidas após o confronto que deixou um índio morto e outros seis feridos a tiros, em junho de 2016. A própria presidente do STF já havia derrubado a reintegração da fazenda Yvu, em dezembro daquele ano.

Nos siga no Google Notícias