ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Empresário de MS que chefiava quadrilha de tráfico foi preso em SP

Atividade criminosa começou em 2009 com contrabando de medicamentos e depois migrou para tráfico e contrabando de armas

Helio de Freitas, de Dourados | 29/06/2017 12:14
Um dos presos em Dourados (à direita) chega à delegacia da PF (Foto: Adilson Domingos)
Um dos presos em Dourados (à direita) chega à delegacia da PF (Foto: Adilson Domingos)
Mulher conduzida por policiais federais em Dourados (Foto: Adilson Domingos)
Mulher conduzida por policiais federais em Dourados (Foto: Adilson Domingos)

Dos 14 mandados de prisão da Operação Subzero, deflagrada hoje (29) pela Polícia Federal em Dourados, Ponta Porã e no interior de São Paulo, 13 foram cumpridos e um suspeito está foragido. Entre os presos está o principal “cabeça” da organização criminosa, um empresário do ramo de transportes de Ponta Porã, localizado em Jacareí (SP). Os nomes dos acusados não foram divulgados.

O delegado Nivaldo Lopes da Silva, chefe da PF em Dourados, e o delegado-chefe de combate ao crime organizado em Mato Grosso do Sul, Cléo Mazzotti, concederam entrevista coletiva à imprensa para divulgar detalhes da operação, iniciada em abril de 2015.

Além das prisões, os cem policiais federais mobilizados durante a operação de hoje apreenderam munições, dinheiro, drogas e veículos, sendo três em Dourados – uma Toyota Hilux, uma Chevrolet Montana e um VW Polo.

Dourados – Na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul foram cumpridos oito mandados de prisão. Quatro acusados já estavam recolhidos na PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

Os outros quatro são ligados a uma empresa que fabrica e reforma carrocerias de caminhão-baú, um deles o dono da empresa. Segundo a PF, nessa empresa que eram preparados os fundos falsos nos caminhões de câmara fria para transporte de drogas e armas.

Um dos mandados de prisão foi cumprido em uma casa localizada na Rua Rio Brilhante, perto da antiga WQ-15, no Jardim Água Boa, região sul de Dourados.

Em Ponta Porã foram apreendidos veículos, entre eles um Hyundai Azera com placa de São Paulo, dinheiro e munições. Em Jacareí,
onde o chefe da quadrilha estava morando, os policiais encontraram R$ 60 mil em espécie.

Delegados da Polícia Federal falam sobre a Operação Subzero (Foto: Adilson Domingos)
Delegados da Polícia Federal falam sobre a Operação Subzero (Foto: Adilson Domingos)

Começou com remédio – De acordo com os delegados da PF, a quadrilha desmantelada hoje iniciou as atividades criminosas em 2009, fazendo contrabando de medicamento trazido do Paraguai. Depois migrou para armas e munições.

Em 2012, aproveitando os fundos falsos dos caminhões, anteriormente preparados para carregar medicamentos e depois armas, o bando começou a transportar maconha e cocaína.

As drogas saiam do Paraguai por Ponta Porã, em Dourados eram escondidas em fundo falso de caminhões-baú, que seguiam para São Paulo, Minas Gerais, para outras cidades sul-mato-grossenses e para Santa Catarina.

A Polícia Federal começou a investigar a quadrilha em abril de 2015, após a apreensão de uma tonelada de maconha e 686 quilos de cocaína. Sete pessoas do bando foram presas nesses dois anos de investigação.

Entroncamento da droga – O delegado Cléo Mazzotti disse que a cidade de Dourados funciona como uma espécie de base principal das quadrilhas de traficantes. “Por ser uma cidade grande, bem estruturada, é usada como base pelas quadrilhas para receber a droga e mandar para outros estados”.

De acordo com o delegado, assim como em operações anteriores, a Subzero tem o diferencial de ter conseguido chegar aos “cabeças” da organização criminosa. Mazzotti disse que essa foi a quinta grande operação contra o tráfico realizada neste ano em Mato Grosso do Sul. (Colaborou Adilson Domingos)

Nos siga no Google Notícias