ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  07    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Epicentro da covid em MS, Dourados recebe máscaras e novos leitos de UTI

Serão beneficiados os dois hospitais da cidade - da Vida e Universitário -, e ainda, o Polo de Saúde Indígena

Lucia Morel | 10/06/2020 14:58
Epicentro da covid em MS, Dourados recebe máscaras e novos leitos de UTI
Entrega está sendo feita hoje em Dourados pelo secretário de saúde, Geraldo Resende. (Foto: Divulgação SES)

Dourados, cidade a 300 Km de Campo Grande e que é atualmente o epicentro dos casos do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, recebe hoje investimento maciço do governo do Estado em EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), bem como de aparelhos para implantação de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) voltados à população indígena.

Serão beneficiados os dois hospitais da cidade - da Vida, Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) -  e ainda o Polo de Saúde Indígena. Ao todo, pouco mais de 35 mil máscaras serão entregues, além de aventais, toucas, luvas, protetores faciais, entre outros.

O Hospital da Vida recebeu 10 mil máscaras triplas, dois mil aventais, duas mil toucas, 500 máscaras PFF-2, 1,2 mil máscaras N95, 40 fardos de álcool em gel e cinco mil protetores faciais.

No Polo de Saúde Indígena foram entregues 25,4 mil máscaras doadas pela empresa Energisa, sendo que 10 mil serão destinadas à Reserva Indígena de Dourados e 15,4 mil a aldeias de cidades da região.

Além disso, foram produzidas 10 mil cartilhas na língua Guarani e Terena, por meio de um projeto da UFGD com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com orientações para a prevenção ao novo coronavírus.

O HU-UFGD, por sua vez, é o que foi beneficiado com os 10 leitos de UTI, recebendo monitores multiparamétricos, respiradores pulmonares normais e portáteis, 1,2 mil máscaras N95 e três mil máscaras. Os leitos, quando montados, serão exclusivos para atendimento da população indígena da região.

Doação – Mato Grosso do Sul recebeu ainda a doação de 45,3 toneladas de equipamentos de Proteção Individual hospitalares, fruto do projeto Todos Pela Saúde, do Banco Itaú.

São pelo menos 494,3 mil aventais, 65 mil luvas, 7,6 mil protetores faciais, 21,4 mil máscaras N95 e 7,4 mil óculos de proteção, que chegaram hoje a MS em seis carretas.

“Esses EPIs vão reforçar a segurança dos nossos profissionais de saúde. Agradecemos a solidariedade desta e de todas as outras empresas que têm participado ativamente desse movimento. Essa é uma responsabilidade não apenas de Governos, mas também da sociedade como um todo, das empresas, das famílias, das pessoas nas suas atitudes individuais”, ressaltou o secretário de governo, Eduardo Riedel.

Nos siga no Google Notícias