ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Ex que matou mulher a facadas na frente de filhos apela para insanidade mental

Defensoria cita depressão grave sem sintomas psicóticos, que o leva a ser violento e agressivo

Aline dos Santos | 06/01/2021 09:43
Sergio matou a ex-namorada, que havia lebantado muro de casa para tentar se proteger. 
Sergio matou a ex-namorada, que havia lebantado muro de casa para tentar se proteger.

A Justiça de Paranaíba autorizou a instauração de incidente de insanidade mental a pedido da defesa de Sérgio Silva Vergínio, 32 anos, autor de um crime brutal: matou a ex-namorada Valéria Ribeiro de Oliveira, 30 anos, a golpes de facas e diante dos filhos, em Paranaíba.

Ocorrido em maio, era o 15º feminicídio registrado em Mato Grosso do Sul em 2020. Mas o ano que passou deixou um saldo ainda mais cruel: 33 mulheres mortas em razão de gênero.

O processo sobre o homicídio, cuja uma das qualificadoras é feminicídio (menosprezo ou discriminação contra a condição da mulher), permanece em segredo de Justiça.

Já o incidente de insanidade mental tramita em separado na Vara Criminal de Paranaíba. O pedido paralisa o processo pela morte e decide se o preso pode ser considerado responsável por suas ações.

Segundo a Defensoria Pública, em atendimento foi noticiado que o réu sofria de problemas mentais, no caso, depressão grave sem sintomas psicóticos, que o leva a ser violento e agressivo.

Alegando o princípio da ampla defesa, foi solicitada à Justiça a instauração de incidente de insanidade mental para que Sérgio seja submetido a exame para averiguar a imputabilidade. O MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) deu parecer contrário ao pedido da Defensoria.

“Em nenhum momento durante toda a fase policial, bem como, na fase de instrução judicial, o acusado levantou qualquer situação que indicasse a necessidade de instauração do presente incidente. Tanto é assim, que apenas no atual momento processual, afirma ter ‘depressão grave sem sintomas psicóticos’, o que é insuficiente para a instauração”, sustentou a promotoria.

A instauração do incidente de insanidade mental foi autorizada em novembro pela Vara Criminal de Paranaíba.

Cenas de uma tragédia - Valéria foi morta na noite de 14 de maio, em Paranaíba.  A vítima foi rendida quando chegou em casa. Armado, o homem efetuou disparos, mas ela conseguiu desarmá-lo. A filha recolheu a arma e jogou na calçada, fora do imóvel.

Porém, o agressor foi até à cozinha, pegou uma faca com 20 centímetros de lâmina e atacou a ex-namorada. Os vizinhos chegaram a filmar o crime e também acionaram a PM (Polícia Militar).

Depoimento de policial militar que atendeu a ocorrência. (Foto: Reprodução)
Depoimento de policial militar que atendeu a ocorrência. (Foto: Reprodução)

O casal namorou por alguns meses, mas ela decidiu acabar com o relacionamento. Em seguida, passou a sofrer ameaças e até fez uma obra para subir o muro de casa após Sérgio ter entrado no imóvel, dias antes do feminicídio. A situação não foi denunciada à polícia.

A vítima foi levada pela viatura da PM, depois de 200 metros, foi transferida para viatura do Corpo de Bombeiros, mas ela morreu durante procedimento cirúrgico no hospital.

Nos siga no Google Notícias