ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Família de urubus faz ninho no teto de unidade de saúde

Denúncia foi apresentada por deputada nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa de MS

Por Jackeline Oliveira e Helio de Freitas, de Dourados | 05/10/2023 13:23


Urubus montaram ninho no teto da Unidade de Saúde da Família no distrito de Vila São Pedro, em Dourados, a 251 km de Campo Grande. O caso foi denunciado nesta quinta-feira (5) pela deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Durante a sessão, a parlamentar douradense apresentou vídeo mostrando o estado de abandono do posto de saúde e um urubu pousado no teto da unidade (veja as imagens acima). O distrito de Vila São Pedro fica a 20 km do centro de Dourados, na margem da BR-163, saída para Campo Grande.

“É uma situação de caos total. Fizemos um levantamento em Dourados de vários postos de saúde, unidades básicas de saúde, que estão numa situação deplorável, insalubridade total, não há condição de segurança, de higiene, quando a pessoa vai para se tratar. Do jeito que está lá, a situação fica ainda pior”, afirmou Lia Nogueira em entrevista após mostrar o vídeo.

Ainda segundo a deputada, a família de urubus encontrou abrigo no forro da unidade de saúde. “É uma situação que parece até ser piada e a gente apresentou requerimento, porque na verdade, o Governo do Estado já tinha publicado R$ 15 milhões em recursos, do Governo Federal e do Estado, para a reforma desses postos e a Vila São Pedro entra nessa relação. Só que até agora a prefeitura não disse onde é que esse dinheiro está, se houve empenho ou se não houve”.

Outro lado – Segundo a Secretaria de Obras de Dourados, a unidade de saúde será totalmente reformada. “O projeto está pronto e está em fase de orçamento. Dentro de 20 dias, o projeto completo será enviado ao Governo do Estado, que por meio de um convênio já firmado, vai executar a reforma junto com a Prefeitura de Dourados”, afirmou a secretaria através da assessoria de comunicação.

A prefeitura não se manifestou sobre a presença dos urubus no teto do posto. Entretanto, moradores do distrito afirmam que as aves pousam no local há um bom tempo, assim como ocorre até mesmo em prédios residenciais e comerciais da área central.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias