Família procura idoso com demência que fugiu de centro terapêutico
Juraci, de 75 anos, foi visto pela última vez após pegar carona até o assentamento Sucuriú
Família procura por Juraci Pimenta de Oliveira, de 75 anos, que fugiu de um centro terapêutico na última quinta-feira (1º). O idoso estava no local desde domingo (28). A unidade fica entre os municípios de Paraíso das Águas e Chapadão do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Idoso de 75 anos com demência e princípio de Alzheimer está desaparecido desde quinta-feira (1º), após fugir de um centro terapêutico localizado entre Paraíso das Águas e Chapadão do Sul. Juraci Pimenta de Oliveira estava internado desde domingo (28) e, segundo familiares, falava frequentemente sobre sua mãe já falecida. Testemunhas relatam ter visto o idoso em diferentes pontos da região. Ele foi avistado em uma fazenda, onde se alimentou, e posteriormente foi deixado no assentamento Sucuriú por um tratorista que lhe deu carona. O Corpo de Bombeiros participa das buscas, e a família pede ajuda para localizar Juraci, que vestia camiseta preta e calça jeans.
Segundo a irmã de Juraci, Luzieta Santos, de 66 anos, o idoso tem diagnóstico de demência e princípio de Alzheimer. Ela relata que, nos últimos dias, ele falava com frequência sobre a mãe, já falecida. “A informação que a família tem é de que ele estava muito focado nisso”, explicou.
“Conseguimos a vaga para o internamento no domingo e ele fugiu na quinta-feira. Além da perda de memória, ele tinha voltado a beber. Pelo que falaram, ele saiu sem rumo, como se estivesse indo encontrar onde a mamãe estava morando. Como ele tem demência, vive muito no passado”, contou Luzieta.
Por meio de nota, a clínica terapêutica informou que Juraci saiu do local por vontade própria e sem aviso prévio. "A Comunidade Terapêutica é uma instituição aberta, não havendo qualquer tipo de privação de liberdade, trancas ou impedimentos para saída. [...] Assim que a ausência foi constatada, a entidade adotou imediatamente todas as providências necessárias", diz a instituição.
Após serem informados sobre o desaparecimento, familiares junto a clínica registraram boletim de ocorrência. De acordo com a irmã de Juraci, o Corpo de Bombeiros também participa das buscas pelo idoso.
Enquanto aguardam notícias, a família relata angústia. “A gente fica apreensiva. Ele está praticamente andando a pé. Não sabemos como está se alimentando, como está dormindo”, disse a irmã.
A sobrinha de Juraci, Fabiana Furtado, informou que o idoso foi visto em diferentes pontos da região nos últimos dias. “Ontem ele passou por uma fazenda, onde conseguiu se alimentar. Deram café para ele e depois saiu. Hoje, apareceu em outro local. A última informação foi de um tratorista que deu carona e o deixou no assentamento Sucuriú”, relatou.
No momento do desaparecimento, Juraci usava camiseta preta e calça jeans. Informações sobre o paradeiro do idoso podem ser repassadas pelos telefones (67) 99914-8559, com Luzieta, ou (67) 99604-9382, com Fabiana.


