ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, DOMINGO  04    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Família procura idoso com demência que fugiu de centro terapêutico

Juraci, de 75 anos, foi visto pela última vez após pegar carona até o assentamento Sucuriú

Por Geniffer Valeriano | 03/01/2026 16:03
Família procura idoso com demência que fugiu de centro terapêutico
Juraci está desaparecido desde quinta-feira (1º) (Foto: Direto das Ruas)

Família procura por Juraci Pimenta de Oliveira, de 75 anos, que fugiu de um centro terapêutico na última quinta-feira (1º). O idoso estava no local desde domingo (28). A unidade fica entre os municípios de Paraíso das Águas e Chapadão do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Idoso de 75 anos com demência e princípio de Alzheimer está desaparecido desde quinta-feira (1º), após fugir de um centro terapêutico localizado entre Paraíso das Águas e Chapadão do Sul. Juraci Pimenta de Oliveira estava internado desde domingo (28) e, segundo familiares, falava frequentemente sobre sua mãe já falecida. Testemunhas relatam ter visto o idoso em diferentes pontos da região. Ele foi avistado em uma fazenda, onde se alimentou, e posteriormente foi deixado no assentamento Sucuriú por um tratorista que lhe deu carona. O Corpo de Bombeiros participa das buscas, e a família pede ajuda para localizar Juraci, que vestia camiseta preta e calça jeans.

Segundo a irmã de Juraci, Luzieta Santos, de 66 anos, o idoso tem diagnóstico de demência e princípio de Alzheimer. Ela relata que, nos últimos dias, ele falava com frequência sobre a mãe, já falecida. “A informação que a família tem é de que ele estava muito focado nisso”, explicou.

“Conseguimos a vaga para o internamento no domingo e ele fugiu na quinta-feira. Além da perda de memória, ele tinha voltado a beber. Pelo que falaram, ele saiu sem rumo, como se estivesse indo encontrar onde a mamãe estava morando. Como ele tem demência, vive muito no passado”, contou Luzieta.

Por meio de nota, a clínica terapêutica informou que Juraci saiu do local por vontade própria e sem aviso prévio. "A Comunidade Terapêutica é uma instituição aberta, não havendo qualquer tipo de privação de liberdade, trancas ou impedimentos para saída. [...] Assim que a ausência foi constatada, a entidade adotou imediatamente todas as providências necessárias", diz a instituição.

Após serem informados sobre o desaparecimento, familiares junto a clínica registraram boletim de ocorrência. De acordo com a irmã de Juraci, o Corpo de Bombeiros também participa das buscas pelo idoso.

Enquanto aguardam notícias, a família relata angústia. “A gente fica apreensiva. Ele está praticamente andando a pé. Não sabemos como está se alimentando, como está dormindo”, disse a irmã.

A sobrinha de Juraci, Fabiana Furtado, informou que o idoso foi visto em diferentes pontos da região nos últimos dias. “Ontem ele passou por uma fazenda, onde conseguiu se alimentar. Deram café para ele e depois saiu. Hoje, apareceu em outro local. A última informação foi de um tratorista que deu carona e o deixou no assentamento Sucuriú”, relatou.

No momento do desaparecimento, Juraci usava camiseta preta e calça jeans. Informações sobre o paradeiro do idoso podem ser repassadas pelos telefones (67) 99914-8559, com Luzieta, ou (67) 99604-9382, com Fabiana.