ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Força Nacional vai ficar mais 90 dias em aldeias e região de fronteira de MS

Aline dos Santos | 19/06/2012 11:39

Portarias foram publicadas nesta terça-feira no Ministério da Justiça

Força Nacional vai permanecer em Mato Grosso do Sul. (Foto: João Garrigó)
Força Nacional vai permanecer em Mato Grosso do Sul. (Foto: João Garrigó)

O Ministério da Justiça publicou hoje portarias prorrogando a presença da Força Nacional de Segurança na região de fronteira de Mato Grosso do Sul e nas reservas indígenas de Dourados. Nos dois casos, a prorrogação tem validade de 90 dias.

Na região fronteiriça, a medida leva em conta a operação Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), realizada por determinação da Presidência da República. A ação coíbe o tráfico de drogas e armas, além da entrada de produtos ilícitos. Segundo a portaria, o prazo pode, novamente, ser prorrogado.

A medida abrange os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Santa Catarina. Em Mato Grosso do Sul, a Força Nacional é empregada desde fevereiro de 2010.

No caso das reservas indígenas de Dourados, a Força Nacional presta apoio às ações da PF (Polícia Federal) desde junho de 2011, quando foi desencadeada a Operação Tekohá (Nossa Terra) para fiscalização nas aldeias Jaguapiru e Bororó. O objetivo é diminuir os índices de violência contra a comunidade indígena.

Nos siga no Google Notícias