ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Frigorífico do Peixe ainda não tem previsão de ser ativado em MS, diz Ministro

Dourados News | 22/05/2015 23:30
Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, visitou Dourados (Foto: Rodrigo Bossolani)
Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, visitou Dourados (Foto: Rodrigo Bossolani)

O ministro da Pesca w Aquicultura Helder Barbalho esteve na 51ª Expoagro de Dourados na tarde desta quinta-feira (21) e apresentou aos produtores rurais diversas situações que envolvem a piscicultura em Mato Grosso do Sul. Em relação ao Frigorífico do Peixe, obra iniciada em 2009 e que está parada no município há anos, ele citou que há uma documentação a ser analisada em trâmite, porém, ainda não se tem previsão de que o mesmo comece a funcionar.

“Havia a necessidade de cumprimento de algumas exigências que o ministério estabeleceu para a prefeitura e a mesma cumpriu uma parte disto e protocolou informações que vão ser analisadas agora. Vamos buscar ser o mais ágil possível no sentido de darmos a resposta, temos interesse de que isso aconteça. Obviamente nós temos que estar de acordo com as exigências legais de todo o processo”, destacou o ministro.

Ele citou que mediante a essas informações que serão verificadas é que o repasse de valores para dar seguimento ao frigorífico será feito. “Vamos analisar agora e então saberemos se estão contemplados os questionamentos necessários e em seguida retomarmos o repasse de recursos dentro da legalidade e o plano de trabalho estabelece”, afirmou.

O Frigorífico teve sua estrutura orçada inicialmente em R$ 1 milhão e deveria beneficiar aproximadamente 1.500 produtores e impactar em negociações para o Mato Grosso do Sul. Toda a estrutura física já foi montada, faltando apenas colocar em funcionamento. O prédio fica às margens da BR-163.

Em seu discurso, o ministro ressaltou as atribuições do Estado que podem fazer com que se destaque grandemente no cenário da aquicultura a nível nacional, área que atualmente movimenta 700 mil toneladas e que ainda de acordo com ele, até 2020 tem a perspectiva de aumentar essa produção para 2 milhões de toneladas.

“Essa região conta com reservatórios próprios e também os que comungam com São Paulo e Paraná e ainda uma boa localização com logística facilitada e capacidade de barateamento da ração usada na atividade e com certeza pode ser protagonista desse crescimento no país”, pontuou.

Piscicultura “empacada”

Anterior ao discurso do ministro, Maurício Xavier Cury, membro do MS Peixe - cooperativa de piscicultores - mostrou um estudo feito pela cooperativa que retrata a difícil realidade do setor atualmente.

De acordo com o levantamento 70% dos tanques de piscicultura de Dourados e região estão inativos. Diante disso, o representante mencionou um trabalho que vem sendo realizado junto aos produtores em busca de orientá-los e incentivar a retomada destes trabalhos.

“Temos feito visitas a esses produtores traçando com eles pesquisas e soluções para área, na tentativa de que retomem as produções”, relatou.

Além da análise para retomada do Frigorífico, outro ponto para buscar o fortalecimento desta área citado pelo ministro é o Plano Safra que seve ser lançado brevemente.

“Lançaremos o plano safra investindo R$ 2 milhões, o que é estímulo para que captem esses recursos e invistam nas atividades e potencializem a piscicultura na região com destaque a nível Brasil”, disse.

Nos siga no Google Notícias