ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Funai pede investigação sobre córrego contaminado

Nícholas Vasconcelos | 19/11/2012 18:07
Imagem postada na internet mostra córrego  Ypo'i coberto por espuma em Paranhos. (Foto: Reprodução/Facebook)
Imagem postada na internet mostra córrego Ypo'i coberto por espuma em Paranhos. (Foto: Reprodução/Facebook)

A Funai (Fundação Nacional do Índio) protocolou hoje pedido de investigação no MPF (Ministério Público Federal e na Polícia Federal sobre a denúncia de envenenamento do córrego Ypo’i , que fica na comunidade indígena de mesmo nome em Paranhos, a 469 quilômetros de Campo Grande.

Na quarta-feira (14), o grupo de índios guarani-kaiowá avistou uma espuma branca no córrego que passa na área ocupada, o que aparenta ser veneno jogado no local, e denúnciou nas redes sociais.De acordo com o relato dos indígenas, a espuma permaneceu dois dias no local até desaparecer, e eles avistaram ainda tambores de veneno próximo ao curso de água.

O Ministério Público e a Polícia já haviam sido comunicados sobre a denúncia por telefone, mas a formalização só foi possível hoje devido ao feriado.

Segundo a Funai de Ponta Porã, responsável por Paranhos, o córrego é a única fonte de água da comunidade Ypo’i onde vivem 77 famílias.

A Fundação informou ainda que não há prazo definido para a resposta sobre a denúncia de poluição do córrego.

O Cimi (Conselho Indigenista Missionário) também denunciou a contaminção do córrego que passa pela comunidade e o conselho Aty Guasu recolheu amostras da água para auxiliar nas investigações.

No YouTube, um vídeo postado pelo Aty Guasu mostra a espuma que se formou no leito do córrego.

Nos siga no Google Notícias