ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Fundada em Dourados associação brasileira das vítimas da covid-19

Entidade nasce com promessa de defender pessoas infectadas e impactadas pela pandemia

Helio de Freitas, de Dourados | 28/10/2020 16:09
O servidor José Mauro Quijada, presidente associação (Foto: Divulgação)
O servidor José Mauro Quijada, presidente associação (Foto: Divulgação)

Foi fundada em Mato Grosso do Sul a primeira associação das vítimas do novo coronavírus no Brasil. A Abravico (Associação Brasileira das Vítimas da Covid-19) tem sede em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

A entidade foi criada em setembro, mas o estatuto foi registrado em cartório nesta semana. O fundador e primeiro presidente é o servidor público estadual José Mauro Quijada, 43 anos. Infectado no mês passado, ele é um dos 8.395 casos confirmados em Dourados desde o início da pandemia.

Mauro disse que o objetivo da associação é defender as famílias das vítimas da covid-19 e demais pessoas atingidas direta ou indiretamente pelo novo coronavírus. “A finalidade principal é promover a caridade e intermediar benefícios para as pessoas impactadas pela doença”, afirmou.

Segundo o presidente, a Abravico ainda está na fase pré-operacional, concluindo a parte de documentos e montando a estrutura. Depois começam as ações para recrutamento de voluntários e captação de investimentos.

Conforme o estatuto, a associação sem fins lucrativos tem capacidade de representação e atuação em Mato Grosso do Sul e em todo território nacional, bem como no exterior. Poderá participar de licitações e celebrar contratos com a administração pública.

A Abravico tem como finalidade social oferecer amparo imediato às famílias das vítimas da covid-19, às pessoas contaminadas, aos pacientes que apresentam sequelas motoras e cognitivas, aos profissionais da saúde, trabalhadores e os grupos vulneráveis vitimados pela pandemia, abrangendo a evolução viral ou futuras mutações da doença.

Mauro Quijada disse que o objetivo é promover gestão social em favor das vítimas do novo coronavírus. “Temos absoluta convicção que se trata de ferramenta que atenderá as necessidades coletivas adaptadas à nova realidade”, afirmou.

Entre as missões da Abravico está oferecer assistência jurídica administrativa e judicial aos associados. O advogado da associação, Douglas Patrick Hammarstrom, disse que futuramente a entidade poderá, inclusive, propor ação civil pública em defesa das vítimas da covid-19.

Nos siga no Google Notícias