ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Governo entrega smartphones para ajudar no combate ao Aedes

Ricardo Campos Jr. | 09/09/2017 10:34
Equipamentos recebidos pela prefeitura de Bonito (Foto: Jabuty / divulgação)
Equipamentos recebidos pela prefeitura de Bonito (Foto: Jabuty / divulgação)

A Prefeitura de Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, recebeu do Governo do Estado 16 smartphones que serão usados para ajudar no levantamento de informações sobre focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Os equipamentos serão usados pelos agentes de saúde da cidade turística e fazem parte de um projeto piloto da SES (Secretaria Estadual de Saúde) implantado em janeiro de 2016 que usa um novo aplicativo chamado Endemias, que armazenará os dados de cada imóvel visitado pelos servidores.

Na primeira fase do projeto, algumas cidades receberam tablets com o programa instalado na versão 1.0, quando técnicos puderam avaliar as atualizações necessárias e melhorar a funcionalidades de acordo com as dificuldades encontradas pelos agentes no manuseio dos aparelhos.

Aperfeiçoado, o Endemias então teve a versão 2.0 criada permitindo o monitoramento em tempo integral do trabalho de campo dos servidores, organização dos focos encontrados em um mapa, registro fotográfico de pontos críticos e depósitos de água não eliminados para tomada de ações imediatas e monitorar os imóveis cujos moradores apresentaram sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito.

Com a operação no município de Bonito, o objetivo é ampliar as atualizações gradativamente para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias