ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Governo Federal encerra ação com mais de 6,1 mil atendimentos em aldeias

Secretaria de Saúde Indígena contabiliza 36 mortes por covid-19 entre os indígenas

Tainá Jara | 31/08/2020 17:08
Governo Federal encerra ação com mais de 6,1 mil atendimentos em aldeias
Militares atendem indígena de Aquidauana (Foto: CMO/Divulgação)

Ação do Ministério da Defesa e do Ministério da Saúde, com apoio da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) encerrou, nesta segunda-feira, com mais de 6,1 mil atendimentos em 13 aldeias da região do município de Aquidauana, distante 139 quilômetros de Campo Grande. A medida tinha como objetivo dar apoio médico aos indígenas durante a pandemia.

De acordo com a Sesai, 36 índios morreram de covid-19, em Mato Grosso do Sul. A Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), contabiliza 55 óbitos.

Sob a coordenação do Comando Conjunto Oeste, a atividade fez parte da Operação Covid-19, que foi desencadeada no dia 20 de março de 2020 pelo Ministério da Defesa, em todo o País.

As equipes, compostas por clínicos gerais, ginecologista obstetra, infectologista, além de enfermeiros e técnicos em enfermagem, prestaram, durante o período, 6.123 atendimentos médicos para 2.815 pessoas, sendo realizados 735 testes, nas aldeias de Moreira, Passarinho, Babaçu, Maraóxapá / Charqueado, Kinikinaw / Boa Esperança, Cachoeirinha, Lagoinha, Morrinho, Argola / Mãe-Terra e La Lima.

Com a conclusão da missão, as atenções se voltam para o monitoramento da evolução da doença

no Estado, principalmente nos locais mais carentes e aos mais vulneráveis. Dessa forma, o Comando Conjunto Oeste permanece realizando as ações e operações, 24 horas por dia e 7 dias por semana, até que a situação volte a níveis próximos à normalidade.

De acordo com a SES (Secretaria do Estado de Saúde), 862 pessoas já morreram vítimas do novo coronavírus no Estado. Aquidauana, onde vive boa parte dos povos indígenas do Estado, é o município com a terceira maior incidência da doença (3.129,4)

Nos siga no Google Notícias