ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Governo suspende, de novo, licitação que tenta reativar hospital de cirurgias

Desde março, Estado tenta contratar uma organização social para administrar Hospital de Cirurgias de Dourados, fechado em 2016

Helio de Freitas, de Dourados | 16/08/2017 16:59
Hospital de Cirurgias de Dourados está fechado desde novembro do ano passado (Foto: Helio de Freitas)
Hospital de Cirurgias de Dourados está fechado desde novembro do ano passado (Foto: Helio de Freitas)

Pela segunda vez em cinco meses o governo do Estado suspendeu o chamamento público para seleção de Organização Social para gestão do Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados. A suspensão foi publicada hoje no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.

Desde março a Secretaria Estadual de Saúde tenta contratar uma OS para assumir o hospital, que funcionou menos de um ano na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Inaugurado em dezembro de 2015, o hospital foi usado durante a Caravana da Saúde e funcionou até novembro do ano passado, mas suspendeu o atendimento após uma parte do forro desabar em uma das salas por causa de infiltração no teto.

Até o fechamento da unidade, instalada no prédio do antigo Hospital São Luiz, na Rua Coronel Ponciano com Avenida Weimar Gonçalves Torres, o hospital de cirurgias era gerenciado pelo Hospital Evangélico.

No início deste ano, quando reinaugurou o Hospital Regional de Ponta Porã – administrado para uma organização social – o governador Reinaldo Azambuja informou que o Hospital de Cirurgias da Grande Dourados seria o próximo a ser entregue para uma OS.

A licitação foi aberta pela primeira vez no dia 9 de março. O edital foi publicado e a abertura das propostas marcada para o dia 8 de maio deste ano.

Entretanto, a Secretaria de Saúde suspendeu o processo para fazer correções no edital e a licitação foi reaberta em junho, sendo suspensa mais uma vez agora.

Estado – Através da assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual de Saúde informou que essa nova suspensão ocorreu porque uma das duas empresas que responderam ao chamamento público foi desclassificada e contestou a decisão através de ação na Justiça. A contestação é prevista no regulamento.

A Justiça deu parecer favorável à empresa para análise da contestação e para analisar a justificativa da Secretaria de Saúde. “A SES vai apresentar as justificativas e após isso retomar as atividades do processo de contratação”, informou a assessoria. A expectativa é retomar o processo até a próxima semana.

Nos siga no Google Notícias