ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Hospital de Corumbá enfrenta denúncias recorrentes por falta de estrutura

Aline dos Santos | 31/05/2012 17:50

No local, PF apreendeu documentos durante a operação Decoada

Diretor de hospital de Corumbá foi afastado do cargo.
Diretor de hospital de Corumbá foi afastado do cargo.

O Hospital de Caridade de Corumbá, um dos locais em que a PF (Polícia Federal) apreendeu documentos durante a operação Decoada, já foi denunciado diversas vezes por caos no atendimento. Nesta semana, o médico Tiago André Andrade de Oliveira Bueno relatou as dificuldades na Câmara Municipal. O hospital é administrado pela prefeitura.

Conforme o Capital do Pantanal, o médico afirmou que as cirurgias estão suspensas por falta de material e medicamentos, com o corpo clínico sofrendo pressão há mais de seis meses. “Nós médicos não estamos recusando a operar, mas o hospital não dá esta condição, infelizmente. É uma pouca vergonha”, reclamou.

O profissional disse que já enviou dezenas de comunicados internos à direção do hospital relatando a situação precária nos serviços prestados à população. Tiago informou aos vereadores que vinha atendendo, em média, de 100 a 80 procedimentos mensais. Porém, diante da situação caótica relatada, sua produção caiu pela metade.

O hospital, segundo o médico, não aceitou proposta do corpo cirúrgico de reajuste da tabela de serviços, defasada há mais de dez anos, mesmo que o novo percentual representasse acréscimo de apenas R$ 30 mil no geral na folha de pagamento.

No ano passado, o diretor Victor Salomão Paiva, que foi afastado do cargo pela Justiça, mandou pacientes do Cassems buscar ajuda em Campo Grande e na Suíça. A reportagem do Campo Grande News tentou, sem sucesso, falar com a direção do hospital. No local, a informação é que o funcionamento foi normal nesta quinta-feira.

Fraudes - A operação Decoada apura desvio de dinheiro público e direcionamento de licitações. A investigação contou com escutas telefônicas e análises de documentos.

Os policiais passaram nove horas na prefeitura de Corumbá. O local permaneceu fechado. Eles também apreenderam documentos e empresas, além da prefeitura de Ladário. Ao todo, foram quatro mandados de prisão temporária (válidos por cinco dias), 36 mandados de busca e apreensão e 28 de condução coercitiva.

Em Corumbá, foram presos o secretário de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa; o ex-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rodolfo Assef Vieira, que deixou o cargo para disputar as eleições; e a servidora Camila Campos Carvalho Faro. Em Campo Grande, foi preso o assessor de gabinete Carlos Porto.

O secretário de Finanças e Porto também foram afastados de suas funções. A lista dos afastamentos ainda inclui o secretário municipal de Saúde, Lauther Serra; diretor da Junta Interventora do Hospital de Caridade, Vitor Salomão Paiva; e os servidores Osana de Lucca, Márcio Androlage Chaves e Maria Vitória da Silva.

De acordo com o delegado, as prisões e afastamentos foram por indícios de participação no esquema para lesar os cofres públicos. Ainda não foi determinado o tamanho do prejuízo, contudo, as fraudes envolvem milhões de reais em recursos federais.

Nos siga no Google Notícias