ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Hospital Regional de Cirurgias amplia atendimento em Dourados

Inicialmente, serão ofertadas, mensalmente 208 cirurgias, 800 consultas, 100 exames de colonoscopia e 100 de endoscopia.

Rosana Siqueira | 23/01/2020 14:40
Hospital atende população de vários municípios próximos de Dourados. (Divulgação)
Hospital atende população de vários municípios próximos de Dourados. (Divulgação)

O número de atendimentos do Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (HRCGD) para a população de 33 cidades da região está sendo ampliado. Inicialmente, serão ofertadas, mensalmente 208 cirurgias, 800 consultas, 100 exames de colonoscopia e 100 de endoscopia. Administrado pelo governo do Estado sob a gestão do Instituto Acqua, o Hospital Regional de Cirurgias foi implantado em Dourados para atender, pelo SUS – Sistema Único de Saúde, pacientes encaminhados pelos municípios de toda a chamada macrorregião da Grande Dourados. No entanto, a partir de agora, se houver sobra de vagas nas especialidades oferecidas, elas serão abertas para moradores de outras regiões.

“O Hospital já tem um atendimento de excelência. Agora vamos aumentar o número dos procedimentos para que a população seja atendida com mais rapidez”, salienta o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.

O coordenador estadual de Regulação Assistencial, Ed Carlos Britto Burgatt, explica que a ampliação atende determinação do secretário Geraldo Resende, baseado na política do Governo do Estado, que busca aprimorar a saúde em todas as regiões. Para tanto, desde a última segunda-feira (20) a Coordenadoria Estadual de Regulação da Assistência da Secretaria Estadual de Saúde (CERA/SES) assumiu os processos relativos aos procedimentos operacionais de regulação do acesso ao Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados.

Os procedimentos ofertados no hospital na área de cirurgia geral são os seguintes: colecistectomia, herniorrafia inguinal videolaparoscópica; herniorrafia umbilical videolaparoscópica; herniorrafia incisional; biópsia de pele e partes moles; exerese de tumor de pele e anexos (cisto sebáceo/lipoma). Na de ginecologia: tratamento cirúrgico de cistocele; retocele (prolapso genital feminino); cauterização química de pequenas lesões; marsupializacão de glândula de Bartholin; perineoplastia (colpoperineoplastia anterior e posterior); laqueadura tubária; ooforectomia/ooforoplastia; curetagem semiótica com ou sem dilatacão do colo do útero; e tratamento cirúrgico de incontinência urinária por via vaginal/Sling.
Também realiza exames de endoscopia digestiva alta (biópsia, mucosectomia e polipectomia) e colonoscopia (polipectomia e biópsia). Na urologia: tratamento cirúrgico de varicocele; plástica de freio balano-prepucial; meatotomia simples; postectomia; correção cirúrgica de hidrocele; cauterizacão química de pequenas lesões; e vasectomia.

Nos siga no Google Notícias