ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Indígenas denunciam ataque armado de seguranças

De acordo com o Cimi, ataque ocorreu na tarde de sábado em Iguatemi

Por Gabriel Neris | 17/12/2023 13:39
Indígenas do tekoha Pyelito Kue, novembro de 2023 (Foto: Tiago Miotto/Cimi)
Indígenas do tekoha Pyelito Kue, novembro de 2023 (Foto: Tiago Miotto/Cimi)

Indígenas Guarani e Kaiowá, de tekoha Pyelito Kue/Mbaraka'y, denunciam novo ataque por seguranças armados na Fazenda Cachoeira, em Iguatemi, município localizado a 412 km de Campo Grande, na tarde de sábado.

De acordo com o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), na madrugada do mesmo dia um grupo de indígenas da comunidade ocupou uma área de mata no interior da fazenda, de 2,3 mil hectares, e que, segundo o Cimi, está sobreposta a Terra Indígena Iguatemipegua I, que compreende os tekoha Pyelito Kue e Mbaraka'y.

A área de mata ocupada por cerca de 30 indígenas, entre homens, mulheres e crianças, é chamada pelos Guarani e Kaiowá de “Tororõ” e corresponde a uma pequena área da fazenda.

Segundo o Cimi, as Defensorias Públicas da União e do Estado de Mato Grosso do Sul, o Ministério Público Federal e a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) já foram acionados.

A retomada e o novo ataque ocorrem quase um mês depois das agressões contra o jornalista canadense Renaud Philippe e a cineasta e antropóloga Ana Carolina Mira Porto. Eles foram agredidos e roubados enquanto apuravam uma sequência de ataques contra retomada de uma área de mata da Fazenda Maringá, também em Iguatemi.

Membros da comunidade relataram agressões e ameaças. Contaram ainda que quatro integrantes do grupo foram mantidos por horas em cárcere. Após o ataque, membros da Força Nacional foram encaminhados para a região e a Polícia Federal passou a investigar o caso.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias