A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019

10/04/2017 16:36

Indígenas liberam BR-060 após oito horas de protesto, informa PRF

Anahi Zurutuza
Manifestação começou por volta das 8h e só terminou às 16h (Foto: Nioaque Fotos)Manifestação começou por volta das 8h e só terminou às 16h (Foto: Nioaque Fotos)

Após oito horas de protesto, indígenas liberaram o tráfego na BR-060, em Nioaque – a 179 km de Campo Grande –, por volta das 16h desta segunda-feira (10).

A rodovia foi interditada às 8h com 100 indígenas que utilizaram troncos de árvores para impedir a passagem de carros. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o bloqueio causou congestionamento de cerca de 1 km.

A PRF informou ainda que realizou a sinalização e a segurança no local e fez a orientação dos motoristas sobre as possibilidade de desvio.

A manifestação foi contra o fechamento da CTL (Coordenação Técnica Local) da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Nioaque.

De acordo com o coordenador regional da autarquia em Campo Grande, José Resina Fernandes Junior, a unidade foi fechada no dia 23 de março, depois de um decreto do presidente Michel Temer (PMDB). “Foram fechadas 51 CTLs no país inteiro e estamos lutando para que essa extinção seja revertida”, informou.

A coordenação realiza serviços administrativos, emite documentos e certidões para os indígenas.

“Ainda estamos nos adequando para ver o que será feito com a extinção dessa unidade, mas será preciso deslocar viatura e funcionário de Sidrolândia ou Aquidauana, para atender os indígenas de Nioaque”, explicou pela manhã ao Campo Grande News.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions