ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Indígenas terão serviços do ônibus da justiça itinerante neste final de semana

A expectativa é atender pelo menos 200 pessoas, que devem procurar, principalmente, o serviço de conversão de união estável em casamento.

Adriano Fernandes | 05/04/2018 20:04
Os indígenas que realizarem a conversão da união estável em casamento deverão ter o Registro Civil em cartório. (Foto: Divulgação)
Os indígenas que realizarem a conversão da união estável em casamento deverão ter o Registro Civil em cartório. (Foto: Divulgação)

Neste sábado (7) e domingo (8), o ônibus da Justiça Itinerante vai esta na aldeia Lagoinha em Aquidauana, cidade a 135 quilômetros de Campo Grande. Esta será a primeira vez em 16 anos que a unidade móvel do Tribunal de Justiça de MS estará em territórios indígenas.

A expectativa é atender pelo menos 200 pessoas, que devem procurar, principalmente, o serviço de conversão de união estável em casamento. A população local também pode procurar outros serviços e os não-indígenas também podem participar.

“A ação é uma forma eficiente de levar benefícios, desta vez para a Aldeia Lagoinha, dos índios Terenas de Aquidauana, contribuindo para o exercício da cidadania pelos povos indígenas”, disse o presidente do TJMS, Desembargador Divoncir Schreiner Maran.

Os indígenas que realizarem a conversão da união estável em casamento deverão ter o Registro Civil em cartório, não bastando o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena). O ônibus da Justiça Itinerante percorre principalmente bairros de Campo Grande levando serviços jurídicos gratuitos de competência dos Juizados Especiais.

Mas, frequêntemente, a unidade itinerante é solicitada para ir a outras comarcas, como foi o caso das participações durante a Caravana da SaúdeO ônibus integra a parceria do Tribunal de Justiça de MS com o programa do Governo do Estado “Saúde Mais Perto de Você Indígena”.

Nos siga no Google Notícias