ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Índio é assassinado em emboscada e comunidade ameaça invadir fazenda

Viviane Oliveira e Aline dos Santos | 13/06/2013 08:22

A Polícia Civil investiga a morte de um índio guarani-kaiowá na aldeia Paraguassu, no município de Paranhos, cidade 469 quilômetros de Campo Grande. Celso Figueiredo, de 34 anos, foi assassinado com um tiro por volta das 5h30 da madrugada de quarta-feira (12).

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Rinaldo Moreira, a vítima estava com o pai e ia receber um pagamento por serviços prestados na fazenda Califórnia, quando foi surpreendido por um homem de moto, que estava encapuzado.

O homem, armado com uma espingarda e uma pistola, parou a moto próxima dos dois e atirou contra o índio. O pai da vítima, Alessandro Figueiredo, disse à Polícia que assim que viu o filho baleado, correu de volta para a aldeia, onde moram, para pedir ajuda, mas Celso não resistiu ao ferimento e morreu no local.

Conforme Rinaldo, os policiais recolheram balas e projéteis no local, que serão encaminhados para a perícia. “Nós já começamos a ouvir testemunhas e, de acordo com investigações preliminares, o crime não foi por conflito de terra”, diz o delegado responsável pela investigação.

O ex-vereador em Caarapó, Otoniel Ricardo, disse que a comunidade indígena na região está revoltada e deve fazer a ocupação da fazenda Califórnia. Segundo ele, a área está sob estudo antropológico para ampliação da aldeia Paraguassu, onde hoje vivem 1000 famílias em 2.7 mil hectares.

“Com os conflitos que vêm ocorrendo no Estado, os fazendeiros estão contratando segurança e se armado”, afirma Otoniel.

O Conselho Indigenista Missionário também acredita na possibilidade de ser uma emboscada por conta da disputa por terras. Os índios reivindicam área que corresponde a três fazendas de pecuaristas da região.

Neste ano, 3 índios foram baleados durante conflito em locais de disputa fundiária em Mato Grosso do Sul. Além de Celso, o terena Josiel Gabriel continua internado na Santa Casa após ter sido atingido em Sidrolândia, durante ocupação da fazenda São Sebastião e o primo dele, Otoniel Gabriel morreu durante desocupação da fazenda Buriti, no mesmo município.

Nos siga no Google Notícias