ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Interpol prende "Gordo", traficante brasileiro foragido, na Bolívia

Prisão ocorreu no dia 30, e brasileiro foi entregue à Polícia Federal em Corumbá nesta quarta-feira (1°)

Por Clara Farias | 02/10/2025 17:43
Interpol prende "Gordo", traficante brasileiro foragido, na Bolívia
Lenil Pretti Justiniano após prisão em Santa Cruz de la Sierra (Foto: El Deber)

O brasileiro Lenil Pretti Justiniano, conhecido como “Gordo”, de 33 anos, foragido por narcotráfico, foi capturado em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e entregue à Polícia Federal em Corumbá nesta quarta-feira (1º). A prisão foi realizada por agentes da Interpol Bolívia após a emissão de um alerta vermelho internacional pelo Brasil.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O brasileiro Lenil Pretti Justiniano, de 33 anos, conhecido como "Gordo", foi capturado pela Interpol em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O criminoso, foragido desde março de 2024, era procurado por tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, furto, receptação e roubo. A prisão ocorreu em 30 de setembro após perseguição policial. Na operação, foram apreendidos documentos de outros fugitivos, um veículo e equipamentos eletrônicos. Justiniano foi extraditado para o Brasil através do acordo "Vizinho Seguro" e entregue à Polícia Federal em Corumbá.

De acordo com o ministro do Governo boliviano, Roberto Ríos, a prisão ocorreu no dia 30 de setembro, após uma perseguição policial na Avenida Alemana, em Santa Cruz. Durante a operação, a casa onde o traficante estava escondido foi revistada, e foram apreendidos documentos pertencentes a outros fugitivos estrangeiros, além de um veículo e equipamentos eletrônicos.

A extradição do brasileiro ocorreu devido ao acordo de cooperação entre os países, chamado “Vizinho Seguro”. Segundo Ríos, Lenil tinha um mandado de prisão expedido pela Justiça brasileira e era procurado por crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, furto, receptação e roubo. Lenil estava foragido desde março de 2024.

O criminoso foi transferido para a fronteira de Puerto Quijarro e entregue às autoridades brasileiras na quarta-feira. Já em Corumbá, passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (2).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.