Interpol prende "Gordo", traficante brasileiro foragido, na Bolívia
Prisão ocorreu no dia 30, e brasileiro foi entregue à Polícia Federal em Corumbá nesta quarta-feira (1°)
O brasileiro Lenil Pretti Justiniano, conhecido como “Gordo”, de 33 anos, foragido por narcotráfico, foi capturado em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e entregue à Polícia Federal em Corumbá nesta quarta-feira (1º). A prisão foi realizada por agentes da Interpol Bolívia após a emissão de um alerta vermelho internacional pelo Brasil.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O brasileiro Lenil Pretti Justiniano, de 33 anos, conhecido como "Gordo", foi capturado pela Interpol em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O criminoso, foragido desde março de 2024, era procurado por tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, furto, receptação e roubo. A prisão ocorreu em 30 de setembro após perseguição policial. Na operação, foram apreendidos documentos de outros fugitivos, um veículo e equipamentos eletrônicos. Justiniano foi extraditado para o Brasil através do acordo "Vizinho Seguro" e entregue à Polícia Federal em Corumbá.
De acordo com o ministro do Governo boliviano, Roberto Ríos, a prisão ocorreu no dia 30 de setembro, após uma perseguição policial na Avenida Alemana, em Santa Cruz. Durante a operação, a casa onde o traficante estava escondido foi revistada, e foram apreendidos documentos pertencentes a outros fugitivos estrangeiros, além de um veículo e equipamentos eletrônicos.
A extradição do brasileiro ocorreu devido ao acordo de cooperação entre os países, chamado “Vizinho Seguro”. Segundo Ríos, Lenil tinha um mandado de prisão expedido pela Justiça brasileira e era procurado por crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, furto, receptação e roubo. Lenil estava foragido desde março de 2024.
O criminoso foi transferido para a fronteira de Puerto Quijarro e entregue às autoridades brasileiras na quarta-feira. Já em Corumbá, passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (2).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.