ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Juiz manda soltar comerciante reincidente por violência doméstica

Jorge Razuk Neto foi preso no dia 17 deste mês quando tentava retirar a vítima de unidade de saúde

Helio de Freitas, de Dourados | 27/10/2021 18:59
Penitenciária onde Jorge Razuk Neto está preso há 9 dias, mas vai ser solto (Foto: Adilson Domingos)
Penitenciária onde Jorge Razuk Neto está preso há 9 dias, mas vai ser solto (Foto: Adilson Domingos)

O juiz da 4ª Vara Criminal Alessandro Leite Pereira concedeu liberdade provisória nesta quarta-feira (27) ao comerciante Jorge Razuk Neto, 44, preso por violência doméstica no dia 17 deste mês em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Herdeiro dos negócios do pai, o ex-deputado estadual Roberto Razuk, Jorge é filho mais velho da ex-prefeita Délia Godoy Razuk e irmão do atual deputado estadual Neno Razuk (PTB).

Ele foi preso por guardas municipais e policiais militares quando tentava, segundo boletim de ocorrência, impedir a atual companheira de ser atendida na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Levada ao local após passar mal por uso de drogas, a mulher de 30 anos de idade relatou primeiro ao médico e depois aos guardas que vinha sofrendo violência doméstica há algum tempo e era ameaçada quando falava em sair de casa. Ela pediu aos guardas para fotografarem os hematomas, para não ser desmentida depois.

No pedido de liberdade provisória, o advogado Rodrigo Elder Lopes Bueno alegou não haver elementos para a manutenção da prisão em flagrante, pois a vítima apresenta problemas psiquiátricos “de modo a vagar pelas ruas da cidade, tendo surtos psicóticos, onde se autolesiona e imputa a autoria das lesões ao acusado”.

A defesa também sustentou ilegalidade da prisão preventiva, pois o Ministério Público não ofereceu denúncia contra o comerciante no prazo estipulado, o que torna o encarceramento ilegal.

Alessandro Leite Pereira – que no dia 19 havia transformado o flagrante em preventiva e mandado transferir Jorge para a penitenciária – acatou o argumento de que a manutenção da prisão é desnecessária.

O magistrado impôs como medidas cautelares o comparecimento de Jorge Razuk Neto em juízo até o dia 10 de cada mês para justificar suas atividades, proibição de se aproximar da vítima à distância mínima de 200 metros e de manter qualquer forma de contato com ela. Em caso de descumprimento, avisou que será decretada a prisão preventiva do acusado.

Jorge Razuk Neto está recolhido na Penitenciária Estadual de Dourados, onde já esteve recolhido em 2018 e 2019, também por violência doméstica.

Em abril de 2019, o mesmo juiz que concedeu a liberdade hoje, substituiu a pena mínima de seis meses de detenção em regime aberto por medidas cautelares e determinou indenização de R$ 20 mil para a ex-mulher do comerciante.

Nos siga no Google Notícias