ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Justiça derruba exclusividade de empréstimo consignado em Dourados

Nadyenka Castro | 28/05/2012 16:20

MPE impetrou Ação Civil Pública com Pedido de Tutela Antecipada. Caso haja descumprimento da decisão será cobra multa no valor de R$ 10 mil em relação a cada consumidor

A pedido do MPE (Ministério Público Estadual), a Justiça derrubou a exclusividade do empréstimo consignado em Dourados, município que fica a 233 quilômetros de Campo Grande.

O promotor de Justiça Ricardo de Melo Alves entrou com uma Ação Civil Pública com Pedido de Tutela Antecipada contra o município de Dourados e Banco do Brasil devido a cláusula de exclusividade de empréstimos consignados.

Na decisão, o magistrado julgou procedente e permitiu a averbação de consignações na remuneração de servidores pelas demais instituições financeiras.

O juiz ainda reconheceu a nulidade da cláusula de exclusividade e avisou que em caso de descumprimento da decisão será cobrada multa de R$ 10 mil em relação a cada consumidor.

De acordo com os autos, devido à formalização de convênio entre a Prefeitura Municipal de Dourados e o Banco do Brasil, os servidores municipais estão vedados de buscarem empréstimo consignado junto a outras instituições bancárias.

O promotor entendeu que tal ato trata-se de uma violação aos princípios da ordem econômica, especialmente o da livre concorrência e o da defesa do consumidor, pois os servidores municipais estão sendo privados da sua liberdade e direito de escolher a instituição financeira que lhes oferecer as melhores condições contratuais.

Nos siga no Google Notícias