ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Justiça Federal suspende despejo de duas áreas invadidas por índios em MS

De acordo com o Cimi, a própria Polícia Federal informou ao juiz da 2ª Vara Federal em Dourados sobre o risco de confronto em caso de reintegração de posse de fazendas em Caarapó

Helio de Freitas, de Dourados | 02/02/2017 12:17
Índios que ocupam a fazenda Yvu, em Caarapó (Foto: Helio de Freitas)
Índios que ocupam a fazenda Yvu, em Caarapó (Foto: Helio de Freitas)

A Justiça Federal suspendeu o mandado de reintegração de posse de quatro fazendas invadidas por índios no município de Caarapó, a 283 km de Campo Grande. A decisão foi tomada pelo juiz da 2ª Vara Federal em Dourados e modifica ordem emitida em dezembro do ano passado pelo mesmo juízo.

De acordo com o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a decisão suspende o despejo dos guarani-kaiowá dos tekohas Nãmoy Guavira'y e Jeroky Guasu – cada um formado por duas fazendas – até o julgamento final da ação.

As áreas fazem parte do território Dourados Amambai Peguá I, identificado pela Funai em maio do ano passado. Localizada nos municípios de Amambai, Caarapó e Laguna Carapã, a área tem 55.590 hectares.

As reintegrações de posse foram determinadas à Funai (Fundação Nacional do Índio). Como o prazo estipulado não foi cumprido, a Justiça mandou a Polícia Federal retirar os índios.

Entretanto, segundo o Cimi, em ofício à Justiça Federal o comando da PF apontou “probabilidade concreta” de mortes durante a reintegração. Com base no argumento, o juiz suspendeu as reintegrações.

O magistrado também apontou decisões recentes do STF (Supremo Tribunal Federal), que afastam o cumprimento de mandado de reintegração de posse quando houver risco de remoção de grandes contingentes de pessoas.

Outros dois pedidos de despejo em relação a essas mesmas áreas ainda estão valendo, mas a Justiça Federal solicitou mais informações aos fazendeiros sobre o pedido de reintegração e a tendência é suspender o despejo.

Nos siga no Google Notícias