Ladrões furtam canos de cobre e causam alagamento em enfermaria de hospital
Vazamento em reservatório de água quente provocou deslocamento de 9 leitos para o corredor de unidade

Nove leitos tiveram de ser transferidos para os corredores do Hospital da Vida após o alagamento da enfermaria, nesta quarta-feira (29), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. O vazamento foi causado pelo furto dos canos de cobre do reservatório de água quente da unidade, que atende pacientes de 33 municípios da macrorregião do SUS (Sistema Único de Saúde).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
De acordo com a Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), que administra o hospital, os ladrões serraram os canos para vender como sucata. A exemplo da Capital, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul enfrenta uma epidemia de furto de materiais de cobre, trocados por droga.
- Leia Também
- Paciente morre em ambulância após espera de 7 horas por vaga de emergência
- Fundação de Saúde troca empresa que fornece médicos para hospital e UPA
Os ladrões aproveitaram o período noturno para serrar parte da tubulação da rede que abastece as alas do hospital. A água escorreu para a cobertura, infiltrou pelo forro e provocou infiltrações nas enfermarias 7, 9 e 11.
A direção da Funsaud procurou a Delegacia de Polícia Civil nesta quinta-feira (29) e registrou um boletim de ocorrência pedindo investigação rigorosa. Segundo o hospital, a canalização de cobre furtada estava instalada no mesmo setor onde fica o tanque de oxigênio utilizado no atendimento dos pacientes.
A fundação relatou à polícia que o hospital havia sido alvo de tentativa de furto em outra data, mas o crime não foi consumado, já que apenas as telhas que cobrem o local foram removidas.
A direção do hospital solicitou as imagens de monitoramento de estabelecimentos comerciais vizinhos, na tentativa de obter a identificação dos autores do furto.
Outros casos
A prefeitura manifestou preocupação com o aumento de casos de furtos em prédios públicos de Dourados. Recentemente, os ladrões levaram o ar-condicionado de uma das salas de atividades físicas da Praça Paraguaia.
Crime semelhante foi praticado em uma escola da Reserva Indígena de Dourados. O equipamento levado da unidade de educação foi encontrado instalado em uma residência no município de Itaporã.
Na semana passada, um ladrão invadiu a Central de Atendimento ao Cidadão e furtou 5 celulares utilizados pelos setores de cobrança, cadastro econômico, cadastro imobiliário, ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e Superintendência de Administração Tributária. No dia seguinte, a Guarda Municipal conseguiu prender 2 envolvidos no crime e recuperou 2 celulares.
Centros de Educação Infantil e escolas municipais também têm sido alvos dos ladrões, o que levou a Guarda Municipal a reforçar as rondas nos prédios públicos da cidade.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

