ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Lockdown termina e cidade reabre comércio, bares e restaurantes

Município tem 684 casos confirmados de novo coronavírus e 20 mortes, maioria entre população indígena

Jones Mário | 08/08/2020 14:52
Fiscalização da Vigilância Sanitária a estabelecimentos de Aquidauana (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Fiscalização da Vigilância Sanitária a estabelecimentos de Aquidauana (Foto: Divulgação/Prefeitura)

A prefeitura de Aquidauana decidiu não prorrogar o lockdown vigente desde 31 de julho, medida tomada após a cidade receber bandeira preta do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). Comércio, bares, restaurantes e shoppings foram liberados para funcionar já a partir de hoje (8). Neste fim de semana de Dia dos Pais, celebrado no domingo (9), comerciantes podem manter as portas abertas até mais tarde, inclusive.

Decreto municipal estabelece funcionamento do comércio de Aquidauana das 8h às 17h entre segunda e sexta-feira. Aos sábados, das 7h às 12h. Especialmente hoje, o comércio pode ficar aberto até 19h.

Bares e conveniências podem voltar a funcionar até 20h de segunda a sábado. Aos domingos, o horário permitido vai das 8h às 12h.

Restaurantes, lanchonetes, ambulantes e pizzarias estão autorizados a atender presencialmente todos os dias, das 7h às 21h. Para delivery ou retirada de pedidos, é liberado funcionamento até 23h.

Foram revogadas as medidas restritivas ao turismo, como bloqueio de acesso ao distrito de Piraputanga. A entrada de pessoas vindas de fora de Aquidauana também voltou a ser permitida.

A novidade no novo regramento da cidade é a proibição ao consumo de bebidas alcoólicas em bares, conveniências, lanchonetes, restaurantes e locais públicos, independente do horário.

Relatório de pesquisadores de universidades de Mato Grosso do Sul e da Bahia recomendou a prorrogação do lockdown no município, após indicar crescimento preocupante de casos do novo coronavírus na microrregião de saúde de Aquidauana em apenas duas semanas.

Mesa de triagem de pacientes em unidade de saúde de Aquidauana (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Mesa de triagem de pacientes em unidade de saúde de Aquidauana (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Aquidauana tem 684 casos confirmados de covid-19 - 396 deles entre a população indígena. O município soma 20 mortes, das quais 11 indígenas.

Anastácio - As ações de enfrentamento à pandemia de novo coronavírus foram flexibilizadas também no município vizinho.

Decreto publicado hoje adia o início do toque de recolher em meia hora. Agora, vai das 21h às 5h.

A restrição à entrada de visitantes foi derrubada e o controle sanitário nos acessos ao município passa a funcionar das 7h às 21h. Até então, a operação era 24 horas.

Apenas o trevo da saída para Miranda/Nioaque permanece fechado.

O comércio já estava autorizado a funcionar durante os dias úteis, mas foi liberado aos fins de semana. O horário especial para o Dia dos Pais vale também no município.

Anastácio ainda decidiu impor a mesma lei seca agora vigente em Aquidauana.

O município tem 175 casos confirmados de novo coronavírus, além de 6 mortes. Um quarto dos casos e metade dos óbitos ocorre entre a população indígena.

Nos siga no Google Notícias