ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Macaco encontrado morto em fazenda passará por exames na Capital

Prefeitura de Maracaju confirma envio do animal para Capital, mas secretarias de saúde estadual e municipal ainda não foram notificadas

Liniker Ribeiro | 22/01/2018 11:10
Macaco encontrado morto em uma fazenda de Rio Brilhante (Foto: Maracaju Speed)
Macaco encontrado morto em uma fazenda de Rio Brilhante (Foto: Maracaju Speed)

O macaco encontrado morto em uma fazenda próximo ao município de Rio Brilhante, a 163 quilômetros da Capital, está sendo trazido para Campo Grande, de acordo com a assessoria da prefeitura de Maracaju, de onde equipes da saúde se deslocaram para fazer a coleta do animal.

A medida, segundo a assessoria, é uma precaução para identificar uma possível contaminação do animal pelo vírus da febre amarela. Ainda de acordo com a prefeitura, materiais coletados no local, assim como o macaco encontrado morto, estão sendo trazidos pela própria equipe que participou da coleta.

Apesar da confirmação do município, em Campo Grande, nenhuma das secretarias de saúde confirmaram ter sido notificadas quanto a chegada do animal. Em nota, a prefeitura de Campo Grande afirmou que "não houve nenhuma solicitação para que este primata fosse enviado para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Campo Grande, a fim de coleta de material biológico ou qualquer outro teste".

Já a secretaria estadual, revelou estar aguardando contato das equipes que fizeram a coleta do animal para que ele seja atendido no Lacen (Laboratório Central), aqui na Capital. Segundo a assessoria de comunicação, normalmente o procedimento é este, o município entra em contato, envia o material coletado e, conforme for, o estado encaminha para outro lugar, onde exames mais profundos são realizados.

Caso - A prefeitura de Maracaju aproveitou para esclarecer que o animal foi encontrado em uma fazenda próximo ao município de Rio Brilhante, a aproximadamente 50 quilômetros de Maracaju.

"Nos enviamos equipes apenas como forma de precaução, pois lá na cidade não tinha ninguém para ir até o local", afirmou o assessor de imprensa, Paulo Roberto, ao Campo Grande News.

Ainda segundo ele, a situação deixou moradores de Maracaju preocupados, mas a situação no município está normal.

Nos siga no Google Notícias