ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Maior cidade da fronteira, Corumbá prevê até 10 mil aplicações por dia

Serão 49.940 doses da Janssen para vacinar adultos residentes em Corumbá

Guilherme Correia | 02/07/2021 08:53
Homem é vacinado contra a covid-19 com dose única da Janssen em Corumbá (Foto: Direto das Ruas)
Homem é vacinado contra a covid-19 com dose única da Janssen em Corumbá (Foto: Direto das Ruas)

Corumbá, município a 419 quilômetros de Campo Grande, vacina hoje pessoas com 30 anos ou mais contra a covid-19, após recebimento das vacinas da Janssen, que servirão para projeto de imunização em massa que pretende estudar os efeitos da vacinação na fronteira do Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde do maior município fronteiriço divulgou que serão vacinadas pessoas a partir de 30 anos nesta sexta-feira (2), acima de 25 no sábado (3), e com 18 ou mais no domingo (4).

A estimativa é que sejam vacinadas entre 7 a 10 mil pessoas por dia. Ao todo, serão 49.940 doses da vacina, divididas em duas remessas, sendo que a primeira já contemplou 34.950 imunizantes.

São seis locais de vacinação com diferentes horários de atendimento:

  • Poliesportivo da Porto Carrero (ponto fixo e drive-thru) - das 7h à meia-noite
  • Praça CEU, bairro Jardim dos Estados (ponto fixo e drive-thru) - das 7h às 18h
  • Estádio Arthur Marinho, bairro Dom Bosco (somente drive-thru) - das 7h às 18h
  • Escola Clio Proença, rua Cyríaco de Toledo, bairro Nova Corumbá (ponto fixo) - das 7h às 18h
  • Escola Fernando de Barros, bairro Centro América (ponto fixo) - das 7h às 18h
  • Escola Djalma Sampaio Brasil, rua Monte Castelo, bairro Aeroporto (ponto fixo) - das 7h às 18h

Serão mobilizadas mais de 300 pessoas na campanha, sendo 90 vacinadores. A logística tem apoio de voluntários da Assistência Social, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Unicesumar e das Forças Armadas.

A empresária Amanda Cáceres, de 33 anos, foi vacinada hoje e relata que sentiu alívio e esperança ao receber a dose. "Quando descobri que haveria essa vacinação aqui, foi uma emoção muito forte, pois perdi tio, tia e amigos que não tiveram oportunidade de se imunizar a tempo".

Ela diz que achou "super rápido" o processo de vacinação, além de estar organizado. Ficou pouco tempo na fila e logo foi imunizada.

Comprovante de residência - As vacinas são destinadas somente à população local, sendo obrigatório cadastro prévio para se imunizar, por meio deste link. Será preciso levar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e documento com foto, além de documentação comprobatória de residência.

Serão aceitos como comprovantes apenas documentos originais como título de eleitor, comprovante de endereço em próprio nome e caso seja em nome de familiar, comprovar o vínculo com documentação, carteira de trabalho, declaração de endereço profissional fornecida pela empresa, ou contrato de aluguel/declaração de matrícula para estudantes locais.

Segundo a pasta municipal, quem não mora no município e inserir informações falsas no cadastro de vacinação estará sujeito a pagar multa de até 1,2 mil Uferms, o equivalente a cerca de R$ 50 mil, respondendo pelo crime de falsidade ideológica, previsto no Artigo 299 do Código Penal Brasileiro. Caso seja servidor público, será o dobro, conforme a Lei Estadual nº 5636 de 15 de março de 2021 e em caso de fraude, as polícias Civil e Militar serão acionadas.

Estudo - A decisão de repassar 165,5 mil doses de vacina da Janssen, que são de dose única (não exige aplicação de 2ª dose para aumentar imunidade), foi feita pelo Ministério da Saúde, atendendo demanda do próprio Cosems (Conselho de Secretarias de Saúde de MS), que queria vacinar toda a população sul-mato-grossense.

A ideia inicial da entidade era que todo quantitativo nacional dessa patente, adquirido pela União, fosse destinado a Mato Grosso do Sul, que é a unidade federativa com melhor desempenho de vacinação no País.

Contudo, houve doação ao Brasil de outros 3 milhões de vacinas, para além das que foram compradas pelo governo federal, que em MS foram destinadas aos 13 municípios que fazem fronteira com Bolívia ou Paraguai.

Essa iniciativa faz parte de estudo do Vebra COVID-19 (Eficácia da Vacina Contra Covid-19 no Brasil), que vai pesquisar a efetividade e impacto da vacinação em massa na região de fronteira. Será avaliado o impacto de vacinação em massa, em pessoas entre 18 a 50 anos após 14 dias de dose única da Janssen. O objetivo é estimar efetividade de um regime de uma dose da Janssen redução de riscos de forma sintomáticas, graves e óbitos pelo coronavírus.

Os municípios que vão fazer parte do estudo de vacinação em massa são Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

Por meio de nota, o Cosems (Conselho de Secretarias de Saúde de MS) afirma que os municípios de fronteira estão preparados para a imunização em massa e que será priorizado apenas residentes de cada cidade, exigindo comprovação de residência, para evitar pessoas de fora.

Em publicação oficial, o presidente do Conselho, Rogério Leite, destaca que a população e autoridades estão ansiosas pela chegada das vacinas, que veio de doação feita pelos EUA. "Todo o Estado ganhará com a estas doses, é um lote a mais, o objetivo é fazer um bloqueio na faixa de fronteira para evitar a entrada e a disseminação de novas variantes”.

"Com a imunização total da faixa de fronteira, os próximos lotes serão distribuídos entre os demais municípios, assim vamos avançar ainda mais rápido, pretendemos finalizar a imunização de todo o Estado até agosto”, argumenta Leite.

Embate - Esse maior quantitativo destinado a essas cidades gerou reação do prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), como também da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas) de Campo Grande, que queriam que o lote fosse destinado proporcionalmente a todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, contrariando o estudo imunológico que foi decidido pelo Ministério da Saúde.

Essas divergências foram levadas ontem (1º) ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), mas, conforme apurou o Campo Grande News, as discussões se encerraram, mesmo ainda com discordâncias.

A reportagem questionou qual posicionamento atual do Cosems em relação a oposição feita por determinados grupos contrários a esse estudo, mas não obteve resposta até o fechamento desta notícia.

Lotes de vacina da Janssen chegando na noite de ontem em Corumbá (Foto: Divulgação)
Lotes de vacina da Janssen chegando na noite de ontem em Corumbá (Foto: Divulgação)

(matéria atualizada às 17h14 para acréscimo de informações)

Nos siga no Google Notícias