ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Interior

MEC visita escolas indígenas da reserva mais populosa de MS

Zara Figueiredo e a coordenadora-geral de Educação Escolar Indígena cumprem agenda hoje em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 18/09/2023 10:21
Zara (à direita), Rosilene Cataá Tuxá e Geraldo conversam com estudantes indígenas (Foto: Ricardo Minella)
Zara (à direita), Rosilene Cataá Tuxá e Geraldo conversam com estudantes indígenas (Foto: Ricardo Minella)

Equipe do MEC (Ministério da Educação) visita nesta segunda-feira (18) as escolas indígenas de Dourados, a 251 km de Campo Grande. A agenda de trabalho foi solicitada pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB), que acompanha as visitas nas aldeias Bororó e Jaguapiru. As duas formam a Reserva de Dourados, a mais populosa de Mato Grosso do Sul, com pelo menos 20 mil habitantes.

A comitiva é chefiada pela secretária de Educação, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo. Além dela, está em Dourados a coordenadora-geral de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC Rosilene Cataá Tuxá, indígena do povo Tuxá.

Também estão presentes a secretária-adjunta da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania Viviane Luiza; o secretário estadual de Educação Hélio Queiroz Daher; o subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários Fernando Souza e a vice-reitora da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) Celi Corrêa Neves.

“Estamos aqui para cumprir o dever do Estado brasileiro, de cuidar da educação básica, com ênfase para aqueles que mais precisam, como é o caso da educação básica indígena. É compromisso desse governo com essa pauta”, afirmou Zara.

Segundo ela, o MEC faz tratativas com o Ministério dos Povos Indígenas e com as reitorias da UFGD e da Uems para melhorar a oferta de cursos voltados para a população indígena no âmbito do ensino superior e projetos para a educação básica. “Estamos trabalhando na proposta de curso para indígenas apenados, de curso da pedagogia intercultural indígena. Na educação básica, temos a intenção de expandir a “Ação Saberes Indígenas na Escola. Essa região é estratégica para o MEC”, disse Zara Figueiredo.

Vila Olímpica – Em entrevista coletiva assim que chegou a Dourados, a secretária nacional disse ter conhecimento da existência de uma vila olímpica indígena dentro da reserva, mas que não funciona.

“Tivemos conhecimento disso e penso ser possível articulação com o Ministério dos Esportes para ver o que pode ser feito. De todo modo, é apenas uma elocubração minha neste momento. Não é competência direta nossa, mas isso pode ser pensado e articulado pelo MEC”, afirmou.

O deputado Geraldo Resende informou que já existem projetos conquistados recentemente para as aldeias de Dourados, entre os quais a construção de uma escola com 13 salas de aula na Bororó com investimento de R$ 7,7 milhões.

Segundo ele, a visita de hoje vai permitir identificar outras demandas, que serão levadas ao ministro da Educação, Camilo Santana. “Precisamos entender que houve negligência, houve omissão muito grande no passado com a população indígena. Estamos trabalhando para mudar essa realidade e dar saúde e educação de qualidade à população indígena”, declarou o deputado.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias