Menina torturada em ritual de cura passa por procedimento e está fora de perigo

Internada com queimaduras e lesões no ânus depois de ser torturada pela mãe em suposto ritual de cura, criança de 3 anos passou por procedimento médico e está fora de perigo. Apesar disso, não há previsão de alta para a criança, segundo equipe do hospital de Aquidauana, onde ela está internada.
Segundo equipe do Hospital Funrural, na manhã de ontem (7) a menina passou por procedimento de limpeza e retirada de materiais nas lesões. A garota está na ala verde da unidade e é acompanhada pela avó.
De acordo com investigações, a criança teve uma queimadura grave nas pernas e lesões no ânus, provocadas pela inserção de um objeto pontiagudo.
O caso veio à tona na quarta-feira (6) depois de a mãe levar a menina até a unidade de saúde da Aldeia Taunay, onde moram, para tratar os ferimentos. Ao notar as lesões nas partes íntimas, o médico acionou o Conselho Tutelar. A mãe foi encaminhada para a delegacia de polícia para prestar esclarecimentos.
De acordo com a mãe, as lesões foram causadas ao levar a criança a uma curandeira da aldeia indígena. Durante um suposto ritual de cura, a pequena foi obrigada a se sentar em um tijolo que quente e por isso se queimou. A garota teria sido submetida ao ritual durante um dia e uma noite.
A mulher foi presa em flagrante por tortura, agravado por ter sido praticada contra uma criança. Os demais envolvidos serão intimados para prestar depoimento sobre os fatos. A princípio não há constatação de abuso sexual.