ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Mesmo com bandeira cinza, lockdown acaba sábado em Dourados, afirma prefeito

Alan Guedes disse que medida extrema adotada dia 30 não será renovada e economia volta a abrir

Helio de Freitas, de Dourados | 10/06/2021 13:23
Prefeito Alan Guedes durante transmissão para anunciar que lockdown acaba sábado (Foto: Reprodução)
Prefeito Alan Guedes durante transmissão para anunciar que lockdown acaba sábado (Foto: Reprodução)

O lockdown decretado no dia 30 de maio acaba sábado (12) em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O anúncio foi feito nesta quinta-feira em transmissão ao vivo por rede social pelo prefeito Alan Guedes (PP).

Segundo ele, setores da economia fechados por 14 dias para tentar conter a disseminação do coronavírus poderão retomar o funcionamento a partir de domingo mesmo com a classificação do município com bandeira cinza pelo programa Prosseguir.

Até agora, Dourados foi a única cidade de Mato Grosso do Sul a adotar o “fecha tudo” durante a pandemia e há duas semanas só estão funcionando supermercados, açougues, farmácias, padarias e postos de gasolina.

“Nós havíamos bandeirado vermelho na prévia que o Prosseguir divulgou ontem. Porém, hoje, após reunião extraordinária, o Prosseguir classificou Dourados e outras 40 cidades com bandeira cinza, mas quero deixar claro que o lockdown em Dourados termina no sábado. Não vamos renovar essa medida extrema”, afirmou o prefeito.

Alan Guedes disse que Dourados respeita a decisão do programa estadual e sabe da importância do sistema para controle da pandemia em Mato Grosso do Sul, mas vai buscar, “dentro das questões jurídicas que o próprio decreto estadual permite”, flexibilizar as medidas “ao máximo possível”.

Segundo ele, o objetivo é permitir que setores do comércio, de serviços e indústrias fora do ramo alimentício possam voltar a trabalhar e mover a economia da cidade.

“Todos nós juntos temos pagado preço muito alto muito alto nesses últimos 14 dias. Para deixar claro: vamos buscar alternativas, inclusive juridicamente, para flexibilizar. Não vamos renovar o lockdown em Dourados”, reforçou.

Entretanto, o Campo Grande News apurou que o prefeito ainda discute com sua assessoria jurídica quais medidas podem ser tomadas para permitir a reabertura.

A tendência é que a prefeitura autorize o funcionamento dos serviços considerados essenciais no decreto estadual e amplie o delivery para setores fechados atualmente, como lojas do comércio central e do shopping.

Boletim divulgado por volta de 13h pela prefeitura informou mais 127 casos positivos de covid-19 em Dourados nas últimas 24 horas. Outros oito pacientes infectados pela doença morreram nesse período – 4 moradores locais e 4 de cidades da região.

Nos siga no Google Notícias