ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Prefeito tranquiliza comércio e diz que lockdown não será prorrogado

Alan Guedes afirma que medida conseguiu reduzir pressão sobre sistema de saúde e acaba sábado

Helio de Freitas, de Dourados | 08/06/2021 10:44
Avenida Marcelino Pires vazia durante lockdown que vai até sábado (Foto: Dourados Informa)
Avenida Marcelino Pires vazia durante lockdown que vai até sábado (Foto: Dourados Informa)

O lockdown decretado no dia 30 de maio em Dourados (a 233 km de Campo Grande) para tentar frear a disseminação da covid-19 não será prorrogado e acaba sábado (12). A informação foi divulgada pelo prefeito Alan Guedes (PP) em transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura.

Ao lado do vice-prefeito Guto Moreira, que é médico, e do secretário interino de Saúde Edvan Marcelo Marques, Alan afirmou que o “fecha tudo” – até agora a medida mais severa adotada em Mato Grosso do Sul – já apresenta resultados, principalmente reduzindo a pressão sobre o sistema de saúde.

“A prefeitura não prorrogará o lockdown”, afirmou o prefeito. Ele anunciou que novo decreto deve ser publicado durante a semana com outras medidas restritivas, mas sem o “fecha tudo”.

Ele citou também outras ações adotadas nos últimos dias para reduzir o colapso criado pela pandemia, como a ativação de mais dez leitos de UTI no HU (Hospital Universitário), transferência de sete pacientes para leitos de terapia intensiva em Porto Velho (RO), ampliação do atendimento a casos suspeitos de covid-19 e da vacinação contra a doença.

Na transmissão, Alan também anunciou a ampliação de testes para detectar e isolar pessoas infectadas pelo vírus. Dois mil testes serão repassados pelo Estado. Até ontem, 33.462 douradenses tinham sido infectados pelo vírus e 549 morreram em decorrência de complicações da doença.

Desde o dia 30 de maio, apenas supermercados, açougues, padarias, farmácias, postos de combustíveis e serviços de saúde podem funcionar em Dourados. O município também adotou lei seca, com proibição de venda de bebida alcoólica em todos os estabelecimentos.

Demais estabelecimentos comerciais, empresas do agronegócio, igrejas e até setores considerados essenciais, como academias de ginástica, estão fechados.

Hoje (8), a prefeitura anunciou que Dourados aplicou 9,4 mil doses de vacina contra a covid-19 desde o início do lockdown. Isso significa que das 111 mil doses já aplicadas no município, 8,4% ocorreram no período de uma semana.

São 78,1 mil douradenses que tomaram a 1ª dose e 32,9 mil vacinados com as duas doses. A plataforma E-vacine indica que 90,4% das 122.929 doses encaminhadas foram aplicadas, totalizando 111.149 aplicadas. Existe atraso na atualização dos dados das vacinas aplicadas nas aldeias pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

Nos siga no Google Notícias