ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Mineração traz prejuízos para moradores de Corumbá, denuncia MPF

Filipe Prado | 06/11/2013 16:38

O MPF (Ministério Público Estadual do Mato Grosso do Sul) instaurou procedimento sobre os impactos da extração de ferro em Corumbá. Na Comunidade Antônio Maria Coelho, segundo a procuradoria, os moradores reclamam da contaminação da água após a instalação de indústrias de mineração e siderurgia.

A empresa Mineração Corumbaense (Vale) pediu a expansão das atividades em 138,6%, aumentando a retirada de ferro na região, de 4,4 milhões de toneladas por ano, passaria para 10,5 milhões. O pedido foi levado ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e ainda está em andamento.

Em agosto, o procurador da República Carlos Alberto dos Rios Jr. e representantes da Prefeitura de Corumbá, da Fundação de Meio Ambiente, da Embrapa e das empresas Mineração Corumbaense Reunida (Vale) e Vetorial Siderurgia, promoveram audiência para ouvir as reclamações dos moradores.

Segundo assessoria, eles relatam a falta de água no local e disseram que o córrego Piraputanga, que abastece a região, secou desde o início da mineração. O abastecimento de água é feito por carros-pipa, porque a região não tem tratamento adequado.

Mas ainda dizem que mesmo com as dificuldades passadas, por conta da mineração, reconhecem que a indústria gerou emprego e renda para os moradores da região.

O MPF quer, segundo assessoria, que o novo licenciamento ambiental tenha a compensação para a comunidade, não só os danos ambientais.

Nos siga no Google Notícias