ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Moradores pedem cassação de todos os vereadores eleitos em 2012

Helio de Freitas, de Dourados | 09/12/2014 14:55
Vereador José Odair Gallo disse ter ficado triste por ter nome envolvido em denúncias e negou participação em esquema de corrupção (Foto: Edílson Oliveira/Sul News)
Vereador José Odair Gallo disse ter ficado triste por ter nome envolvido em denúncias e negou participação em esquema de corrupção (Foto: Edílson Oliveira/Sul News)

Dezenas de moradores pediram ontem à noite a cassação dos 13 vereadores eleitos em 2012 em Naviraí, cidade a 366 km de Campo Grande. Convocada através de redes sociais, a manifestação não teve a adesão esperada. Uma representante da comunidade usou a tribuna livre para defender que todos os citados na Operação Atenas, da Polícia Federal, percam o mandato.

A manifestação foi uma resposta à afirmação do advogado do vereador Marcus Douglas Miranda, um dos presos na operação. Em pedido de habeas corpus ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o advogado alegou não existir mais o motivo da repercussão social. “Já faz parte do passado. O caso não é mais comentado pela população de Naviraí”, afirmou a defesa.

Quatro vereadores estão presos – Cícero dos Santos, Marcus Douglas, Carlos Alberto Sanches e Adriano José Silvério –, a vereadora Solange Melo renunciou no dia 7 de novembro, Elias Alves, Gean Carlos Volpato e Vanderlei Chagas estão afastados.

Cinco continuam nos cargos – o presidente em exercício Moacir Aparecido de Andrade (PTdoB), Mário Gomes (Pros), José Roberto Alves (PMDB), Jaime Dutra (PT) e José Odair Gallo (PDT). Eles chegaram a ser denunciados pelo Ministério Público acusados de ligação com o esquema de corrupção, mas o juiz Eduardo Magrinelli Junior não acatou a denúncia por não ver indícios da participação dos cinco nos crimes apurados pela PF.

A líder comunitária Jocimaria dos Santos, presidenta da Associação de Moradores do Jardim Ipê, Joci ocupou a tribuna livre para cobrar celeridade nos trabalhos das comissões processantes que podem levar à cassação dos quatro vereadores presos e dos três afastados. Segundo ela, no entendimento da maioria da população deve prevalecer o parecer dos promotores Paulo Riquelme e Letícia Rossana Ferreira, que denunciaram todos os 13 vereadores por corrupção.

“Inocente” – Após o discurso da líder comunitária, o vereador José Odair Galo se defendeu das acusações e negou ligação com o esquema de corrupção que teria sido montado pelo presidente afastado Cícero dos Santos, o Cicinho do PT.

“Tem que haver as investigações e os manifestantes precisam mesmo fiscalizar a Câmara, mas é preciso cautela antes de acusações. Não devem ser penalizados aqueles que não merecem ser penalizados", declarou o vereador pedetista. "Não tenho feito nada de errado e estou em paz com a minha consciência. E sei que quem conhece meu trabalho, acredita nisso".

De acordo com o site Sul News, desde o início do mandato, Gallo optou pelo isolamento e fazia oposição a Cícero dos Santos. O vereador disse que votou contra a eleição de Cicinho do PT e também foi contrário à antecipação da escolha da mesa diretora, eleita em maio do ano passado, para o biênio 2015/2016. “Infelizmente não fui uma voz ouvida na Câmara nos últimos dois anos”, declarou José Odair Gallo.

Em 2009, então presidente da Câmara de Naviraí, Odair Gallo foi preso durante a Operação Owari, que levou vereadores, secretários e empresários de Dourados para a prisão, acusados de fraudar licitações. Entretanto, ele escapou do processo depois que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul considerou ilegal a gravação da PF que o incriminava no caso.

Poucos moradores foram à Câmara na noite de ontem para pedir cassação de 13 vereadores citados na Operação Atenas (Foto: Edílson Oliveira/Sul News)
Poucos moradores foram à Câmara na noite de ontem para pedir cassação de 13 vereadores citados na Operação Atenas (Foto: Edílson Oliveira/Sul News)
Nos siga no Google Notícias