ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Moradores têm até dia 24 para desocupar Edifício Anache em Corumbá

Jorge Almoas | 06/04/2011 13:12
Laudos dos bombeiros, Crea-MS e Defesa Civil apontam situação de risco para moradores e população do entorno do edifício (Foto: Diário Online)
Laudos dos bombeiros, Crea-MS e Defesa Civil apontam situação de risco para moradores e população do entorno do edifício (Foto: Diário Online)

A Justiça determinou que os moradores do Edifício Anache, em Corumbá, desocupem o prédio até o dia 24 de abril, domingo de Páscoa. Após o prazo, o prédio será lacrado, para reforma, além de laudos que comprovem a segurança do local.

Caso a saída não seja espontânea, a justiça poderá fazer a remoção por meio de oficial de justiça, com apoio de força policial. Os próprios moradores que deverão realizar a reforma do local, fixou a decisão judicial.

O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de MS) emitiram laudos detalhando a estrutura comprometida do edifício, que faz parte da história arquitetônica de Mato Grosso do Sul.

“A situação é muito grave e os riscos são muitos. Existe risco de cair janela, de incêndio; de desabamento parcial ou total do prédio. Esses riscos não são apenas dos moradores, mas para a coletividade como um todo”, disse Eduardo Eugênio Siravegna Júnior, juiz da Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos.

Em 2009, o Crea-MS realizou verificação no prédio e constatou que a evacuação do Edifício Anache e a reforma eram medidas imediatas, de modo a garantir a segurança dos moradores e de toda a área de entorno.

Segundo o conselho, a estrutura do prédio está boa, mas a reforma abrangeria as partes elétrica, hidráulica, incêndio e acessibilidade. Todas as adequações levariam cerca de um ano.

O prédio data de 1959 e faz parte do patrimônio histórico.

Com informações do Diário Corumbaense

Nos siga no Google Notícias