ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

MP entra com ação civil pública contra esgoto a céu aberto em presídio

Sistema de esgoto foi construído para atender 250 presos, porém atende mais de 600 pessoas

Danielle Valentim | 31/03/2018 08:05
Situação tem formado lagoas altamente nocivas à saúde pública(Foto: JP News)
Situação tem formado lagoas altamente nocivas à saúde pública(Foto: JP News)

O promotor de Justiça de Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas entrou com uma ação civil pública contra o Estado para que o Governo resolva a situação de um esgoto a céu aberto no presídio masculino do município, a 338 km de Campo Grande.

De acordo com a ação, o reservatório de esgoto da unidade prisional foi irregularmente interligado na rede de captação de águas pluviais. O sistema de tratamento de esgoto, segundo o Ministério Público, foi construído para atender cerca de 250 presos, porém o presídio tem mais de 500 internos, sem contar os funcionários e familiares em dias de visitas. Por esse motivo, o sistema não comporta o volume de esgoto produzido no local.

O MP solicita que o governo do Estado realize um projeto técnico com medidas necessárias no sentido de lançar efluentes à céu aberto junto ao presídio onde, segundo o Ministério Público, situação forma lagoas altamente nocivas à saúde pública.

Ainda no documento, o promotor determinou o prévio tratamento dos efluentes, conforme obrigação lançada no licenciamento ambiental do Imasul (Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul).

Outros problemas - Nos últimos meses, conforme publicação do JP News, foram registradas diversas ocorrências de lançamento de drogas pelo muro da unidade. Na quarta-feira (28), uma sacola com droga foi encontrada nos fundos do pavilhão 4. Já nesta quinta-feira (29), os agentes encontraram um pacote com 1,5 kg de maconha em um dos pátios da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, nesta quinta-feira (29).

Nos siga no Google Notícias