ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

MP investiga “aumento exagerado” em contas de energia elétrica

Além do valor da conta de luz nas alturas, douradenses reclamam de atendimento da concessionária; Energisa afirma que Aneel atestou a “regularidade” da cobrança em MS

Helio de Freitas, de Dourados | 29/03/2019 16:06
Conta de energia elétrica de quase R$ 500, paga por cliente douradense em janeiro (Foto: Helio de Freitas)
Conta de energia elétrica de quase R$ 500, paga por cliente douradense em janeiro (Foto: Helio de Freitas)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul instaurou um inquérito civil para investigar o “aumento exagerado” das contas de energia elétrica em janeiro e fevereiro deste ano em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Aberto pelo promotor Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior, da 10ª Promotoria de Justiça de Dourados, o inquérito é resultado de denúncias feitas à ouvidoria do MP e a dezenas de reclamações de douradenses ao Procon. Até o dia 28 de janeiro existiam 124 registros no órgão local de defesa do consumidor referentes ao “aumento desproporcional” nas faturas de energia.

Além das denúncias de cobrança abusiva, o MP vai investigar também se as redes elétricas obsoletas em uso em Dourados tiveram influência na sobrecarga apontada como uma das causas do aumento do consumo.

“Não é possível aferir se a concessionária está entregando uma tensão e frequência de boa qualidade, dentro daquelas exigidas pelas normas técnicas a permitir o funcionamento adequado dos aparelhos”, afirma o promotor.

Outros questionamentos são apontados no procedimento, como suposto descumprimento do prazo de 24 horas para religação, bem como, a cobrança indiscriminada de taxa para o serviço, “misturando, inclusive, débito pretérito com parcelamento de débito atual, o que coloca o consumidor em situação de vulnerabilidade”. Até mesmo a falta de atendimento adequado no escritório da empresa na cidade também é citada no inquérito.

Em nota, a Energisa informou que vai prestar todos os esclarecimentos ao MPE em Dourados, o que já tem feito ao longo dos últimos meses em audiências públicas e reuniões na Assembleia Legislativa, Promotorias, Procuradoria do Estado, Câmaras Municipais e Procon.

“Vale ressaltar que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) – órgão que regula o setor elétrico – esteve em Mato Grosso do Sul neste mês e apresentou relatório de fiscalização, que assegura a conformidade da cobrança das tarifas relativas ao aumento de consumo, realizadas pela concessionária nos períodos de dezembro, janeiro e fevereiro”, afirma a concessionária.

Nos siga no Google Notícias