ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Com quase 20 mil habitantes, Sonora completa 33 anos nesta quinta

Município foi fundado no dia 3 de junho de 1988, através da lei nº 828

Mariely Barros | 03/06/2021 07:46
Vista aérea de parte do município de Sonora (Foto: Divulgação)
Vista aérea de parte do município de Sonora (Foto: Divulgação)

O município de Sonora celebra 33 anos de fundação nesta quinta-feira (3). A cidade, distante 364 km de Campo Grande, tem estimativa de 19.721 pessoas, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2020.

Sonora apresenta como vocação duas vertentes impulsionadoras para o seu desenvolvimento: a agroindústria e o turismo de eventos. A cidade liga Campo Grande a Cuiabá (MT).

Pôr do Sol no Balneário de mesmo nome, em Sonora (Foto: Divulgação)
Pôr do Sol no Balneário de mesmo nome, em Sonora (Foto: Divulgação)

Os principais pontos turísticos são suas cachoeiras e rios, como Cachoeira Sumidouro, Cachoeira da Hidrelétrica, Cachoeira Rainha, da Água Bonita, Gruta Boa União, Gruta Boa União, Prainha do Correntes, Vale das Pedras, Córrego Confusão e Balneário Pôr do Sol.

Sua História - Por volta de 1964, com o agravamento da política governamental, o comandante Mauricio Coutinho Dutra, se refugiou em direção a região central do Estado de Mato Grosso, próximo ao Rio Correntes, no município de Pedro Gomes. Seu sobrinho, coronel Raul, veio conhecer a  terra e estudar a possibilidade de explorá-la em prol do Brasil, como desejava seu tio.

Em 1976, contratou consultoria de Campo Grande e junto com o então governador de Mato Grosso, Fernando Corrêa da Costa, instalou na região a Usina Aquárius,  a primeira usina de produção de álcool projetada no Brasil para a região do cerrado que deu inicio ao desenvolvimento do município. No dia 3 de junho de 1988, através da lei nº 828, foi criado o município de Sonora.

Nos siga no Google Notícias