ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Murilo faz parceria com Conselho em projetos para idosos em Dourados

Edmir Conceição* | 23/08/2011 20:16
Prefeito com representantes do Conselho da Pessoa Idosa (Foto: Assecom/PMD)
Prefeito com representantes do Conselho da Pessoa Idosa (Foto: Assecom/PMD)

O prefeito Murilo Zauith recebeu em seu gabinete, na tarde de segunda-feira, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Ações que estão sendo desenvolvidas em Dourados e propostas com o objetivo de oferecer melhor qualidade de vida aos idosos foram apresentadas ao prefeito. Murilo conheceu detalhes das propostas e deu a garantia de que é parceiro, não só na implementação dos projetos, como também em outras atividades do conselho.

Murilo reafirmou que desde o início de sua administração tem buscado ouvir a sociedade em cada decisão e os conselhos municipais representam a voz da população. Ele entende que boas propostas não podem ter bandeira partidária e que a necessidade do povo tem que ser colocada em primeiro plano, com respeito, responsabilidade e seriedade. Essa, segundo ele é sua maneira de trabalhar e pretende continuar dessa forma por acreditar que é o melhor para a cidade.

Projetos - Um dos projetos apresentados é o Centro Dia – modalidade de atenção integral às pessoas carentes com 60 anos ou mais que não tenham condições de permanecer no seu domicílio. A presidente do Conselho, Márcia Floriano, disse que é um espaço de reabilitação e socialização dos idosos, onde eles receberão atendimento em geral e serão estimulados a novas aptidões por meio de atividades recreativas e culturais.

A Casa Lar do Idoso é outra proposta levada ao prefeito e que tem como objetivo criar uma residência para amparar idosos, com idade superior a 60 anos, oferecendo um lar com segurança e atenção integral à saúde, através de atendimentos das necessidades especiais. Márcia disse que a ideia é fazer com que o idoso que vive em local impróprio passe a se sentir em sua própria casa.

O terceiro projeto é a República dos Idosos, que seria uma residência coletiva para propiciar aos idosos acima de 60 anos, independentes físicos e financeiramente, condições dignas de moradia, de acordo com suas condições econômicas para custear as despesas do local. Para o Conselho, é um meio de valorizar os parâmetros de que o idoso deve ser independente, autônomo e saudável.

Márcia Floriano ressalta que em Dourados são aproximadamente 18 mil idosos e hoje existe apenas um lar, que funciona como uma clínica. Pela grande demanda, ela acredita que a cidade já poderia ter novas opções para atender essas pessoas e os projetos apresentados abrem essa possibilidade.

Para a presidente, a parceria com a prefeitura é um passo importante rumo à concretização dessas propostas e uma demonstração do quanto a atual administração é sensível às questões sociais.

(*) Com informações da Assecom)

Nos siga no Google Notícias