A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 26 de Junho de 2017

13/09/2011 18:03

Murilo Zauith lança obra de frigorífico e destaca papel da piscicultura

Edmir Conceição*
Murilo destaca potencial da piscicultura durante lançamento da retomada de obra do frigorífico de pescado. (foto: Assecom)Murilo destaca potencial da piscicultura durante lançamento da retomada de obra do frigorífico de pescado. (foto: Assecom)

O prefeito de Dourados Murilo Zauith lançou na tarde desta terça-feira a retomada da construção do frigorífico de peixe instalado às margens da BR-163, ao lado do trevo de acesso a Fátima do Sul. Viabilizada através de recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura e contrapartida da prefeitura, a obra estava paralisada desde o ano passado.

No ato que marcou a retomada da construção, o prefeito destacou a importância do frigorífico para o desenvolvimento da piscicultura e disse que o setor produtivo terá papel fundamental no novo momento de Dourados.

“É nossa obrigação retomar essa obra tão importante para os produtores de peixe de nossa região e para Dourados. Precisamos agregar valor ao peixe produzido em cativeiro. O entreposto vai fechar o ciclo de produção e permitir a expansão da piscicultura”, afirmou Murilo.

Quando estiver pronta, a unidade vai receber o peixe dos produtores, fazer a limpeza, embalar e armazenar o pescado. Terá capacidade de processar 5 toneladas de peixe.

Estão sendo investidos na obra quase 1,1 milhão em recursos federais e contrapartida da prefeitura. O frigorífico fica em uma área de 35 mil hectares, também doada pelo município.

Murilo informou que foi retomada a obra da primeira etapa, que inclui a cobertura do prédio do setor administrativo e o início da construção do abatedouro. As próximas etapas são os setores de limpeza e armazenamento do peixe abatido. “Vamos continuar nosso trabalho para construir essa unidade e dar a segurança que os piscicultores precisam para produzir peixe”.

O presidente da Cooperativa MS-Peixe, André Luiz Melhorança, que falou em nome dos produtores, agradeceu ao prefeito pela retomada da obra do frigorífico. “Fico até emocionado ao ver a retomada de um sonho de dez anos”, afirmou ele.

Segundo André Luiz, a unidade vai beneficiar principalmente o pequeno piscicultor. “Muitos pequenos produtores de peixe paralisaram as atividades porque não conseguem vender a produção. O grande tem como vender em outros locais, mas o pequeno não tem outra saída a não ser parar de produzir”, afirmou.

André Luiz afirmou que o setor de piscicultura da região de Dourados tem capacidade de triplicar a produção quando a partir do momento em que o frigorífico entrar em operação. “Sabemos que essa é a primeira etapa e que o caminho a ser percorrido é longo, mas a MS-Peixe é parceira da prefeitura na construção desse sonho”.

Falando em nome da Câmara Municipal, o vereador Dirceu Longhi avaliou que a retomada da obra, anunciada pelo prefeito, vai incentivar os produtores e fortalecer o setor. “É um sonho sendo realizado”.

Ritmo normal O prefeito Murilo Zauith aproveitou o evento para falar do trabalho que está sendo feito para reconstrução da cidade.

Ele citou a viagem a Sertãozinho (SP) para divulgar o Projeto Polo de Serviços do Setor Sucroenergético e anunciou que oito empresários paulistas já demonstraram interesse em conhecer o potencial de Dourados nesse setor.

Murilo falou ainda dos projetos que entregou no mês passado em Brasília, somando quase meio bilhão de reais em investimentos. “Pedimos o apoio da bancada e vamos continuar trabalhando para liberar os recursos para esses importantes projetos”, disse o prefeito.

“Dourados volta a ter um ritmo normal de vida. Isso é importante, que todos tenham um ritmo normal. A cidade voltou a ser respeitada e os políticos daqui que têm mandato agora andam de cabeça erguida porque todos estão cumprindo o seu papel constitucional e ajudando a reconstruir Dourados. Hoje os empresários sabem que a administração municipal respeita o cidadão, respeita os impostos arrecadados”, declarou Murilo.

Estavam presentes no lançamento da obra o presidente da Câmara Idenor Machado, os vereadores Diceu Longhi, Pedro Pepa, Juarez do Esporte, Alberto Alves dos Santos e Albino Mendes, o presidente do Sindicato Rural Marisvaldo Zeuli, representantes de entidades e piscicultores.

Jovem é atingida por tiros após discussão com homem em bar
Mulher de 20 anos ficou gravemente ferida ao ser atingida por dois tiros disparados por um homem que ainda não foi identificado. O crime aconteceu po...
Oficial da polícia reage a roubo no meio da rua e mata assaltante a tiros
Danilo Araújo Montania, 22, morreu ao ser atingido por tiros disparados por um homem que ele tentava roubar. O caso aconteceu na noite de ontem (25),...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions